Mais
×

Projeto escolar com caixa de sapato: célula vegetal

Atualizado em 20 julho, 2017

Células são a menor partícula viva e a base na construção de todas as coisas vivas. É importante que entendamos essas pequenas unidades, mas isso pode ser difícil, pois não podem ser vistas a olho nu. Uma representação tridimensional de uma célula vegetal é um bom modo para entendê-la melhor. Células vegetais possuem forma retangular, então é possível usar uma caixa de sapato para criar uma delas. Este projeto pode ser feito em uma sala de aula ou em casa.

Você pode pegar qualquer caixa de sapato que tenha em casa e transformar em uma célula vegetal (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Parede celular e membrana

Para criar sua célula vegetal, encontre uma caixa de sapato retangular ou quadrada e pinte-a de verde. A caixa servirá como parede celular, uma fina estrutura rígida que suporta a célula. A próxima camada a ser criada deve ser a membrana plasmática, que é uma cobertura mais macia e flexível que cobre o interior da parede celular. Escolha um material como filme plástico, sacolas para legumes ou papel de ceda e use para revestir o interior da caixa.

Citoplasma

Dentro da membrana celular há o citoplasma, substância gelatinosa que segura as estruturas celulares juntas. Diversas substâncias podem ser usadas como citoplasma. Gelatina funciona bem, já que outras organelas serão colocadas dentro dela. Despeje a gelatina na caixa revestida e coloque os itens dentro antes que ela endureça. Gel capilar verde é outra opção que possui a mesma consistência do citoplasma. Areia verde e sabão líquido também podem ser usados. Como a cor verde das plantas vem da clorofila nos cloroplastos, ao invés do citoplasma, pode-se usar um gel transparente. Encha a caixa com o citoplasma e estrá pronto para colocar as organelas.

Núcleo

Células vegetais possuem diversas organelas ou estruturas celulares. O núcleo é a maior delas e controla toda a atividade celular. Para o núcleo, encontre algo grande e redondo para colocar no citoplasma. Pode-se usar uma bola, um doce, chiclete ou uma fruta redonda. É possível também criar seu próprio núcleo com itens como argila, espuma ou isopor.

Chicletes podem ser usados para criar o núcleo de sua célula vegetal, por terem forma arredondada (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Outras organelas

Células vegetais possuem diversas outras organelas. Recrie essas partes com itens criativos que pode-se encontrar em sua cozinha. Tente usar macarrões ou sementes para fazer as mitocôndrias, que geram energia para a célula. O cloroplasto é o que dá a cor verde a planta, então feijão de corda pode ser usado para essa organela. Há também o vacúolo, que armazena alimento, água e dejetos. Tente usar um pequeno balão cheio de água ou uma bola de algodão. Crie rótulos para cada organela usando um palito de dente preso a um papel com o nome da organela. Coloque a etiqueta perto da parte correspondente e terá uma simples representação tridimensional de uma célula vegetal.

Seja criativo com os itens de sua cozinha, como nozes e sementes, para criar estruturas celulares (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article