Projetos de ciência sobre o sistema respiratório

Escrito por susan king | Traduzido por ricardo soares
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O sistema respiratório humano é um complexo e fundamental para a vida. Ele interage com outros sistemas para nos dar o oxigênio necessário e eliminar o que não precisamos. Alunos de todas as idades podem pesquisar um sistema respiratório saudável e as doenças relacionadas a ele.

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Projetos do ensino fundamental

Os alunos podem iniciar o estudo do sistema respiratório construindo um modelo funcional dos pulmões. Eles podem realizar pesquisas sobre como a temperatura pode afetar a capacidade dos pulmões. Por exemplo, você pode respirar mais ou menos profundamente em um ambiente frio? Outras ideias incluem o seguinte:

  • Demonstrar o efeito da asma nos pulmões, usando tubos de borracha e grampos. Mostrar como o aperto dos grampos é semelhante à compressão das vias aéreas provocada pela asma.

  • Demonstrar os riscos do tabagismo, escorrendo água limpa e café através de filtros para mostrar como os filtros retêm o café semelhante aos pulmões retendo alcatrão e nicotina.

Projetos do ensino fundamental 2

Os alunos do ensino fundamental 2 podem pesquisar uma série de fatores sobre a capacidade pulmonar. Por exemplo, quais são os efeitos da idade, sexo e índice de massa corporal sobre a capacidade pulmonar? Os músicos ou atletas têm uma capacidade pulmonar diferente dos não músicos ou não atletas? Qual é a capacidade do pulmão de um não fumante contra um fumante? Outras ideias:

  • Pesquisar se ​​uma pessoa pode segurar a respiração por mais tempo em água fria ou morna, em água ou em terra, no ar frio ou quente.

  • Quais são os efeitos que os aerossóis e outros poluentes do ar têm nos asmáticos?

  • Determinar os perigos do fumo passivo em crianças e animais de estimação que vivem com um fumante.

  • Quais dispositivos disponíveis em lojas realmente ajudam uma pessoa que ronca?

Projetos do ensino médio

Os estudantes do ensino médio também podem fazer projetos sobre o sistema respiratório. Aqui estão algumas ideias:

  • Determinar se a quantidade e o tipo de exercício feito em uma cobaia afeta a sua produção de dióxido de carbono.

  • Demonstrar a quantidade de asma e alergia produtoras de poeira e ácaros por centímetro quadrado em uma amostra doméstica.

  • Quais efeitos os aerossóis têm sobre a camada de ozônio, e como isso reflete no sistema respiratório humano?

  • As pessoas com asma, que a tem sob controle, podem atuar e exercitar-se com a capacidade pulmonar completa da mesma forma que as pessoas sem asma?

  • Quais são os efeitos que a nicotina e o alcatrão têm sobre as células do pulmão? Este dano pode ser revertido? O dano é o mesmo ou menos grave se a nicotina é de fumo passivo?

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