Projetos escolares e a sustentabilidade

Escrito por molly carter | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos escolares e a sustentabilidade
Projetos escolares sobre sustentabilidade ensinam as crianças a viverem de forma mais consciente (Wind Power image by mrfotos_fotolia from Fotolia.com)

A sustentabilidade se tornou um conceito muito importante no mundo atual, e a melhor maneira de passar este conceito adiante e certificar-se de que seja posto em prática é educando as crianças a respeito. Há muitas formas de ensinar a sustentabilidade, mas trabalhos escolares são a forma mais fácil e duradoura de demonstrar a importância deste conceito para o mundo e, principalmente, para o futuro.

Outras pessoas estão lendo

Enriquecendo o solo

Um projeto escolar chamado "Enriquecendo o solo" é um dos temas focados em sustentabilidade. Consiste primeiramente na coleta de três amostras limpas de solo, seis mudas de feijão, três amostras de solo contaminado por produtos químicos como tinta ou gasolina, material de compostagem e alimentos orgânicos. Em seguida, os alunos devem plantar cada muda de feijão em uma das amostras de solo. Nas três amostras limpas de solo, usar apenas água em uma, material de compostagem na segunda e alimentos orgânicos na terceira. Com as amostras de solo contaminado, o procedimento é o mesmo: apenas água em um, material de compostagem em outro e alimentos orgânicos no último. A ideia é observar o crescimento das plantas, discutir com a classe as diferenças, levando em consideração o cheiro, a aparência e o aspecto geral. Este projeto conscientiza as crianças da importância da qualidade do solo e estimula as crianças a praticar a compostagem.

Projetos escolares e a sustentabilidade
O projeto estimula as crianças a praticarem a compostagem (growing plant in soil image by joanna wnuk from Fotolia.com)

Floresta na escola

A ideia deste projeto é montar uma floresta urbana na escola. Começa com a discussão em classe sobre os objetivos do trabalho, como deixar a escola mais verde ou criar um ambiente para a vida selvagem. A discussão acontece antes do projeto ganhar forma. Assim que os objetivos são estabelecidos, a floresta é projetada. Verifique se há espaço suficiente para tudo o que foi planejado, como espaço para um bebedouro para os passarinhos ou para uma flor-de-mel. Construa uma floresta urbana. Conforme o projeto avança, deve se discutir quais animais são atraídos para esta floreta e o que pode ser adicionado para manter o habitat convidativo.

Projetos escolares e a sustentabilidade
Uma floresta na escola provê um ambiente para uma vida selvagem em perímetro urbano (urban forest image by Earl Robbins from Fotolia.com)

Qual o tamanho da sua pegada?

Este projeto visa demonstrar o "rastro" de carbono que cada indivíduo deixa. Discuta com a classe como cada indivíduo tem um impacto nos recursos naturais que usa. Demonstre como as nossas escolhas sobre o que comer, quais meios de transporte utilizar, onde morar, e todos os outros costumes produzem impactos ecológicos e deixam rastros, marcas no meio ambiente. A proposta é conscientizar os alunos sobre a forma como eles usam os recursos e mostrar como podem reduzir as consequências ambientais. Discuta os efeitos das mudanças em escala individual, coletiva, nacional e universal. Para implantar ou divulgar este projeto, visite o website Rustle the Leaf.

Projetos escolares e a sustentabilidade
O projeto ensina as crianças a reduzir os impactos ambientais (footprint image by bedecs from Fotolia.com)

Lanche sem lixo

Outro projeto escolar focado em sustentabilidade promove um dia de lanche sem produção de lixos. Neste lanche, não é permitido desperdício nem geração de lixo. Os alunos e professores levam os alimentos em embalagens reutilizáveis. Qualquer coisa que deva ser descartada é direcionada à cesta de recicláveis correspondente e enviada à central de reciclagem. Após o lanche, uma conversa com a classe aborda a questão da produção de lixo diária na escola, considerando quanto lixo poderia ser evitado. O projeto pode começar com uma única turma e crescer até abranger o colégio todo.

Projetos escolares e a sustentabilidade
Um dia de lanche sem lixo reduz a quantidade de descartes levados aos lixões (garbage bin image by ennavanduinen from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível