Projetos de Estudos Sociais para Crianças

Escrito por elise wile Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de Estudos Sociais para Crianças

Fazer projetos de estudos sociais com crianças pode ser muito divertido e educativo, tanto para você e seus alunos. Eles não precisam ser complicados. Muitos projetos de estudos sociais podem ser feitos com um mínimo de preparação e materiais. A parte mais importante de fazer um projeto de estudos sociais com as crianças é o entusiasmo. Você estará iluminando os mundos das crianças quando você fizer estudos sociais pertinentes aos seus interesses e ao mundo em seu redor.

Outras pessoas estão lendo

Planejando uma Viagem

Planejar uma viagem é um projeto de estudos sociais que muitos estudantes desfrutam. Os estudantes podem planejar uma viagem ao redor do bairro ou a um estado ou país que estejam estudando. Não é necessário fazer a viagem com este projeto, a diversão está no planejamento. Você vai precisar ou de mapas de papel ou de acesso à Internet. Dê a cada aluno um ponto de partida e um determinado número de quilômetros para cobrir. Certifique-se de ensinar a medir a distância em um mapa, pois mesmo estudantes de ensino médio podem ter esquecido essa habilidade. Você terá de fornecer livros ou sites que forneçam informações adicionais sobre o lugar onde os alunos estão planeando sua viagem. Peça aos alunos para identificar pelo menos cinco locais que gostariam de ver na sua viagem, e para planear a sua viagem ao redor desses locais. Fale sobre quantos quilômetros é razoável viajar em um dia, de modo que eles sejam capazes de estimar com precisão a duração de sua viagem. Se você quiser fazer este projeto de estudos sociais em um projeto interdisciplinar, os estudantes também podem estimar o custo da viagem, incluindo alimentação, hospedagem, gás e entretenimento. Depois de ter dado aos alunos pelo menos dois períodos de aula para pesquisarem sua viagem, peça-lhes para criarem folhetos detalhando as atrações naturais e artificiais que eles vão ver em sua jornada. Isto irá aumentar as habilidades de escrita e de organização. Crie uma rubrica ou gráfico que detalhe as suas expectativas para este produto final. Compartilhe os folhetos com outra classe ou coloque-os em exposição na sua escola.

Localização, Localização!

Ensine a diferença entre um local absoluto e relativo, mapeamento lugares de interesse próximos de sua escola. Este projeto funciona melhor para alunos do ensino fundamental simplesmente porque é difícil para os alunos do ensino médio ter um bloco de tempo suficiente para ir lá fora e completá-lo. Se você ensinar alunos do ensino médio, será necessário agendar uma visita de campo para este projeto. Peça aos alunos para decidir quais locais de interesse devem estar em um mapa do bairro. Use um GPS portátil para determinar a localização absoluta, e anotadores para descrever a localização relativa, anotando marcos nas proximidades tais como caixas de correio, sinais de rua e casas. Usando o GPS ou um pedômetro, meça a distância entre as atrações vizinhas que seus alunos escolheram. Nota: as atrações não têm que ser grandes, pois elas podem ser tão pequenas como o maior deslize em um recreio ou o alimentador de esquilos do bairro. Quando você retornar à sala de aula, ajude os alunos a recolher os seus dados. Como uma classe, coloque-o no quadro ou em papel de embrulho. Divida os alunos em pequenos grupos e peça-lhes para fazer um mapa da vizinhança a partir dos dados, incluindo as coordenadas, pontos turísticos e as distâncias entre atrações. Considere imprimir os mapas para dar às partes interessadas tais como outra classe, o diretor ou os pais. Isso adiciona relevância para o trabalho que os alunos completaram.

Declaração de Direitos

Ao estudar a Constituição, provavelmente você vai descobrir que os estudantes gostam mais de ler e discutir a Declaração de Direitos. Este é um ótimo momento para falar sobre o que leva à criação de um país e suas leis. Diga aos alunos que eles irão criar sua própria Declaração de Direitos. Divida-os em grupos de quatro, e atribua a cada pessoa um papel dentro do grupo, como líder, gravador e apresentador. Os alunos irão desenvolver dez "emendas" com a condição de que a maioria em cada grupo concorda sobre cada um deles. Para dar ao projeto um ar histórico, você pode fornecer canetas de caligrafia e papel tipo pergaminho. É importante definir um limite de tempo para este projeto, ou você vai descobrir que alguns alunos irão manter a discussão sobre direitos indefinidamente. Dois ou três dias é um tempo adequado para essa atividade. Depois, os alunos ficam cheios deste projeto, coloque suas Declarações de Direitos onde todos possam ver!

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível