×
Loading ...

Projetos de arte com giz para a pré-escola

Atualizado em 20 julho, 2017

Giz de lousa é um material ideia para as crianças na idade da pré-escola usarem. É fácil de segurar, não faz muita bagunça, é fácil de limpar e funciona bem em muitas superfícies. A maioria dos gizes são atóxicos, reduzindo preocupações que aparecem quando se usa outros materiais de arte. O giz não serve apenas para riscar o chão, ele é um meio incrivelmente versátil e divertido para se trabalhar.

Gizes bem usados (sidewalk chalk image by Jeffrey Sinnock from Fotolia.com)

Amasse o giz

Pare de se preocupar em quebrar o giz. Esse projeto é um ótimo uso para pedacinhos de giz que você tenha guardado. Ajude as crianças a amassarem os giz até virar um pó áspero. Colocar o giz em uma sacola antes de começar a amassar evita sujeira. Em seguida, use cola líquida para criar formas e desenhos em cartolina. Enquanto a cola ainda estiver molhada, despeje pó de giz no papel e observe os desenhos de cola tomarem vida. Tente usar uma variedade de cores que contrastem com a cor da cartolina.

Loading...
Abundância de cores (colored chalk background image by Richard Seeney from Fotolia.com)

Desenho com giz molhado

Preparar o giz de acordo com esse método dá uma sensação e uma aparência completamente diferentes do que o giz seco. Quando o giz está completamente molhado, suas cores se tornam mais saturadas, sua textura mais leve e ele se mistura fácil com outras cores. Dissolva um punhado de açúcar em 1/4 de uma xícara de água e coloque o giz na mistura. Depois que ele estiver marinado por cinco minutos, retire-o e dê aos alunos a chance de experimentá-lo. O giz molhado faz mais sujeira do que o seco, então reserve mais tempo para a limpeza.

Giz seco (sticks of chalk image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

Esfregar o giz

Leve as crianças para dar uma volta e procurar por formas e texturas interessantes pelo caminho. Quando encontrar algo interessante, demonstre o processo de esfregar o giz. Coloque uma folha de papel em cima do objeto e esfregue o giz deitado na superfície do papel. Experimente com uma variedade de superfícies, como tijolos, telhas, asfalto, placas, rochas achatadas, conchas, fósseis ou lápides. Superfícies lisas funcionam melhor, já que elas não rasgam o papel facilmente, mas incentive as crianças a experimentar com todos os tipos de superfícies para descobrir o que funciona melhor para elas.

O giz achatado é ótimo para esfregar (Pieces of chalk. image by Roman White from Fotolia.com)

Giz no chão

Desenhar com giz em uma calçada, uma entrada de garagem ou no asfalto é uma das melhores formas de passar uma tarde de sol. Mesmo se estiver chovendo, usar o giz debaixo de um toldo ou de um guarda-chuva é uma ótima maneira de sair de casa e ser criativo. Usar o giz fornece muitas oportunidades para colaboração e imaginação. Experimente desenhar um cenário da Antárctica com pinguins e focas ou um cenário na praia se quisesse estar perto do mar. Também é muito divertido rabiscar e manear o giz ao brincar de adivinhar o que está desenhando.

Asfalto com desenhos de giz (Children's Chalk Drawings image by Susan_NYC from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...