Projetos de matemática para o 3° ano do ensino fundamental

Escrito por jennifer zimmerman | Traduzido por clara hamasaki
Projetos de matemática para o 3° ano do ensino fundamental
Projetos de matemática para seus alunos (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Projetos de matemática dão aos alunos do 3° ano do ensino fundamental a oportunidade de utilizar suas habilidades matemáticas de novas maneiras. Os alunos podem usar mais de uma habilidade ao mesmo tempo (diferente de um típico problema de prova) e podem entender mais sobre a matemática e como ela é utilizada no mundo real. Projetos de matemática podem durar uma aula ou se estender por várias semanas, dependendo dos seus objetivos de ensino e do interesse dos seus alunos.

Projetos de gráficos

Alunos do 3° ano do ensino fundamental deveriam estar aprendendo a fazer gráficos e a interpretar dados sozinhos. Para esse projeto, eles podem fazer um estudo de curto prazo da classe deles ou um estudo de longo prazo da escola ou do clima. Para o projeto de curto prazo, eles podem escolher uma pergunta (por exemplo, "quantos animais você tem?" ou "qual o seu programa de televisão favorito?"), coletar os dados dos colegas, fazer um gráfico e tirar conclusões (como "as pessoas têm mais gatos do que coelhos" ou 'Hannah Montana' é mais popular do que 'Bob Esponja' por uma diferença de quatro alunos"). Para um projeto de longo prazo, os alunos podem prestar atenção às quantias de leite achocolatado e de leite normal vendidas na lanchonete da escola e depois fazer um gráfico e analisá-lo, ou eles podem fazer um gráfico de notas das provas de português deles por um mês.

Projetos de multiplicação e divisão

Alunos do 3° ano devem saber como fazer multiplicação. Uma opção é dizer para que eles criem representações visuais das tabuadas, fazendo com que um cartaz mostre 5 x 7 como cinco fileiras de sete objetos e 7 x 5 como sete fileiras de cinco objetos. Um projeto de longo prazo seria os alunos criarem multiplicações e divisões com a data do dia, durante um mês. Os alunos que conseguirem fazer mais sentenças com cada data podem ter os seus trabalhos publicados em um quadro especial da matemática.

Projetos de dinheiro

Os alunos, com o conhecimento de multiplicação recém adquirido, estão na idade perfeita para projetos que utilizam bilhetes em forma de dinheiro. Você pode coletar jornais e propagandas de supermercado para esse projeto. Então, desafie os alunos a descobrirem quanto custa um produto nas promoções do tipo "2 por 1" ou "leve 4 por R$ 5". Os estudantes podem compartilhar informações sobre produtos semelhantes e determinar quais lojas têm os melhores preços. Outro projeto de dinheiro é fazer com que os alunos coletem moedas para uma caridade. Enquanto os estudantes da escola fazem doações, os alunos do 3° ano do ensino fundamental ficam responsáveis por organizar e contar o dinheiro (com a sua supervisão).

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível