Projetos de reciclagem artística para crianças do ensino fundamental

Escrito por jennifer zapata | Traduzido por jean santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos de reciclagem artística para crianças do ensino fundamental
O estímulo à auto-expressividade não precisa ser caro (Katy McDonnell/Digital Vision/Getty Images)

Economia, o desejo das crianças de passeios criativos e um incentivo à preservação da terra: estes elementos convergem todos para a beleza de projetos de arte reciclada. Relacionando inúmeras pautas simultaneamente, a arte com materiais recicláveis não é nova, nem desprezível. Exemplo de materiais que são utilizados ao longo de décadas incluem papel-toalha, rolos de papel higiênico, botões, latas, fitas e papéis de todos os tipos e tamanho. Mantenha esses itens à mão para ser um herói da "arte-verde" em qualquer dia da semana.

Outras pessoas estão lendo

Arte colaborativa com papel machê

Crie uma atividade de arte colaborativa com todo o grupo usando papel machê. Use madeira de fundição, telas de arame, cabides de metal e balões para formar o corpo do objeto escolhido: animais, árvores e veículos são os mais fáceis. Mergulhe brevemente grandes ou pequenas tiras de páginas de revista ou jornal em uma solução de cola e água, fixando-as imediatamente em uma tela. Deixe o papel secar, depois pinte-o com qualquer cor e customize-o com outros materiais recicláveis, como bijuterias quebradas, tampas de garrafas e pequenas peças eletrônicas.

Foguetes de rolos de papel

As discussões sobre o espaço sideral entram em pauta com foguetes e fogos de artifício feitos de papel-toalha, papel higiênico ou rolos de papel. Um foguete básico é pontiagudo em uma extremidade e pode ter fitas ou restos de papel do outro. Crie a ponta usando um círculo de papel com 12 cm de diâmetro, cortando-o da extremidade até o centro e enrolando-o num formato cônico; prenda com fita adesiva, cola ou grampos. Purpurina ou pequenos retalhos de papel brilhante podem decorar o corpo dos foguetes; tintas e marcadores coloridos são opcionais.

Largartas de caixas de ovo

Caixas de isopor amarelas ou verdes são ideais para fazer lagartas. A metade de uma caixa de 12 ovos serve como o corpo. Corte retalhos de papel, fitas ou barbante sob medida para as pernas. Fixe olhos ondulantes ou olhos fixos feitos de botões, retalhos de papel ou bijuterias. Arames coloridos ou tiras metálicas plastificadas fazem antenas resistentes.

Pinturas com papéis envelhecidos

Papel de seda ou outros pedaços de papel podem ser picotados para criar uma representação da vida numa ilha. Palmeiras, areia, água e pássaros são padrões simples que formam um cenário relaxante. Desafie as crianças mais velhas com um pôr do sol em tom vermelho e alaranjado reluzindo sobre águas de azul frio ou tons esverdeados. Permita que as crianças mais novas usem quatro grandes pedaços de papel picotados por objeto, criando troncos de palmeiras marrons.

Forminhas de ovos

Este popular de artesanato de Páscoa também pode ajudar em aulas de ciências ou biologia sobre animais ovíparos. Insira um pintinho em miniatura ou outro animal e grama colorida feita de papel picado ou plástico em um balão antes de inflá-lo. Compre miniaturas de animais ou os confeccione com antecedência em barro ou papel machê. Infle o balão na forma de um ovo em vez de uma esfera; amarre a ponta. Aplique cordas, fios ou barbante no balão, envolvendo-o em uma mistura de cola e água antes, criando padrões livres que cruzem todo o ovo. Depois de seco, um adulto deve estourar o balão cuidadosamente extraído criando a estrutura rígida de ovo, preenchida com a grama colorida e o animalzinho. Decore com uma fita, se desejar.

Soldadinho de garrafa

Traga à vida o balé "O Quebra-Nozes" com uma garrafa de refrigerante ou uma lata cilíndrica com tiras pretas, azuis, vermelhas, pêssego e papel preto, nessa ordem, a partir da base. O preto na base serve como os sapatos, enquanto o chapéu preto na parte superior é decorado com uma faixa amarela fina. A camisa vermelha em cima de calça azul requer pontos para casaca de botões duplos, um tufo branco de barba de algodão fica interessante com a casaca vermelha. Decore o rosto aplicando os olhos e o nariz com botão ou use marcadores.

Projetos de reciclagem artística para crianças do ensino fundamental
O quebra-nozes é um festivo objeto artesanal (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível