Como promover uma banda na Europa

Escrito por jeff o'kelley | Traduzido por ronaldo moretti
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A maioria das bandas independentes gasta tempo, dinheiro e esforço para promover músicas nos países em que são formadas. Promover a sua banda na sua região certamente faz todo o sentido, mas não focar outros mercados pode custar dinheiro e oportunidades perdidas. Infelizmente, os mercados estrangeiros são normalmente território estranho para bandas independentes e, como tal, são muitas vezes negligenciados. Nesses mercados, especificamente nos países da Europa, apresenta-se uma grande oportunidade para bandas sem contrato promoverem músicas e ganhares algum dinheiro. Além disso, a cena musical europeia não é controlada pelas grandes gravadoras e mega-promotores e ainda oferece oportunidades para bandas novas e sem contrato. Neste artigo serão passadas dicas para entrar na cena musical europeia.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Antes de começar a fazer contatos na Europa, prepare-se para a resposta. Digamos que você tenha sorte e ofereçam participação em um festival de música localizado na Alemanha. O promotor envia um pacote de informações e espera que você esteja no local para oportunidades promocionais em seis semanas. Esse é um ótimo cenário — a menos que você não esteja preparado.

    Abaixo estão alguns pontos a considerar na preparação para uma possível viagem para a Europa. 1. Certifique-se de que todos os envolvidos tenham passaporte válido; se não, devem providenciar imediatamente. 2. Discuta essa oportunidade com todos da banda para identificar quais problemas podem surgir. Questões como medo de voar, restrições de liberdade condicional/parole ou tempo para sair de um emprego podem prejudicar os planos de viagem. 3. Comece a trabalhar em uma lista de equipamentos e considere o que precisará levar e o que precisará comprar localmente. Como as companhias aéreas cobram por excesso de bagagem, é melhor evitar custos extras ao embacar uma bateria de 18 peças.

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    Depois de ter feito o trabalho de preparação, identifique os alvos promocionais. Você deve promover a sua banda para algumas estações de rádio, provedores de internet, promotores, publicações impressas e gravadoras estrangeiras. Comece o rastreamento de emissoras de rádio de internet e publicações de música online na Europa. Entre em contato com essas estações por e-mail e pergunte sobre orientações para tocar músicas. Emissoras de rádio de internet não estão sob o controle de grandes gravadoras ou diretores de música e podem tocar quase tudo o que desejam. A maioria irá pedir que você envie um CD e uma folha com uma pequena biografia. Algumas até permitem que apresente faixas e informações por e-mail. Publicações online normalmente vão querer que você envie um CD, assim poderão ler as notas. Uma vez que submeta a sua música para alguns pontos de venda, continue atento para saber de comentários ou relatos das resposta dos ouvintes.

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    Contate estações de rádio AM/FM tradicionais e publicações impressas. Envie um CD e um kit de imprensa para esse grupo, ao invés de enviar material eletronicamente. Às vezes pode demorar de 3 a 4 semanas para os correios entregarem pacotes internacionais, então não se preocupe se não contatá-lo alguns dias depois de colocar seu material pelo correio. Inicie um log para controlar quando enviar os kits de imprensa e quando deve seguir com esses contatos. Novamente, espere pelo menos um mês antes de enviar e-mail ou telefonar para perguntar sobre o envio da correspondência.

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    Com alguma transmissão e exposição impressa em andamento, comece a entrar em contato com promotores, gravadoras e agentes de reserva nas áreas com mais retorno. Comece enviando um e-mail com as referências para sua exposição local e informe-se sobre possíveis oportunidades. Novamente, o tempo de resposta pode não ser tão rápido quanto você gostaria, mas seja paciente.

Dicas & Advertências

  • Traduza os kits de imprensa para o idioma falado na área para a qual está contatando. Isso muitas vezes pode acelerar o processo.
  • Seja paciente e extremamente educado. Às vezes a língua ou as diferenças culturais podem ser mal interpretadas e causarem problemas.
  • Use e-mail ao invés de telefone. Dessa forma, não terá que lidar com as diferenças de tempo e linguagem.
  • Não responda a ofertas de pessoas que pedem dinheiro.
  • Não envie mais material de kits de imprensa do que o necessário. Os custos de postagem no exterior são muito caros.

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