As macieiras, similar aos cítricos, são uma combinação de galhos ou mudas de uma planta enxertada ao porta-enxertos de outra. Algumas variedades de porta-enxertos existem desde o século 18 e a maioria das macieiras é enxertada em porta-enxertos estabelecidos que podem ser comprados em uma estufa. Isso não significa que não se pode produzir seu próprio porta-enxerto da macieira favorita no quintal, mas talvez demore vários anos e possivelmente várias tentativas.
Instruções
-
Na primavera, interrompa a poda dos brotos laterais que crescem da base do tronco da macieira e deixe-os brotar livremente. Não corte muito perto da base do tronco. Esses brotos laterais se tornarão o novo porta-enxerto.
-
Faça um montinho de terra em torno do tronco da árvore após os brotos laterais estarem com alguns centímetros de comprimento, para cobrir o ponto onde o broto une-se à árvore, e deixando a folhagem visível. Não cubra aqueles que brotam acima da linha de enxertia sobre a árvore (um ponto onde as mudas foram enxertadas no porta-enxertos original). O broto lateral começará a desenvolver raízes durante o curso da estação de crescimento. Regue e mantenha as raízes em desenvolvimento cobertas com terra como faria com qualquer outra planta.
-
No outono, remova a terra em torno das raízes dos brotos laterais e da árvore. Corte-os do tronco e plante em terra rica com boa drenagem.
-
Se a macieira não produzir brotos laterais abaixo da linha de enxertia diretamente no tronco, procure aqueles vindos do chão, próximo das raízes da árvore. Desenterre-os cuidadosamente com uma pá.
-
Plante os brotos laterais enraizados em terra rica com boa drenagem em uma área do quintal que receba sol pleno, mas esteja abrigada dos ventos rigorosos no inverno.
-
Após dois anos, haverá uma árvore jovem ou "chicote" que é um clone exato da árvore-matriz. Enxerte mudas de uma variedade de maçã de sua escolha ao novo porta-enxertos.