O propósito da cerimônia do chá no budismo

Escrito por tina cisneros | Traduzido por carlos cassimiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O propósito da cerimônia do chá no budismo
O chá da tarde nunca mais parecerá o mesmo depois de uma cerimônia do chá budista (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

Imagens de chá geralmente trazem à mente cenas de festas de chá com petiscos deliciosos e pequenos encontros formais. Mas no budismo, a cerimônia do chá é muito diferente do que os ocidentais imaginam. Ela ensina a atenção e o respeito. Cada detalhe, cada gesto e cada movimento significa algo. A cerimônia do chá é um elemento vital da cultura budista e serve a um propósito muito importante. Este ritual capta os principais valores do budismo.

Outras pessoas estão lendo

Os princípios fundamentais da cerimônia de chá

A cerimônia do chá é às vezes chamada de Cha-no-you, o que é em japonês significa "água quente para chá". Chanoyu é sobre estar presente no momento, que é um conceito Zen em si. A cerimônia do chá é baseada em quatro princípios fundamentais: harmonia (wa), respeito (kae), pureza (sae) e tranquilidade (jubuo).

Aprendendo sobre harmonia

A harmonia durante a cerimônia do chá significa que você está bem equilibrado não só consigo mesmo, mas com os outros ao seu redor e com a natureza. A área em que o chá é servido é decorada de forma simples, com alguns elementos da natureza estrategicamente colocados. Isso pode ser um simples arranjo de flores, pequenas pedras ou folhas colocadas sobre a mesa. O anfitrião está apenas tentando criar um espaço que esteja em comunhão com a natureza, e um lugar onde os hóspedes possam se sentir em sintonia com o mundo ao seu redor.

Aprendendo sobre respeito

O respeito é um conceito budista muito importante. Você deve respeitar o mundo ao seu redor. O ritual da cerimônia do chá ajuda a pessoa a ser consciente de cada ação. É um processo contemplativo, no qual você interage com outra pessoa em um estado profundamente meditativo. A pessoa que serve o chá é muito focada em cada uma das ações conforme elas vão se sucedendo, como o ato de preparar e o de servir. Você precisa estar no mesmo estado de espírito no decorrer destes movimentos, pois o salão de chá é um lugar onde todo mundo é igual. O processo é profundamente apreciado, preservando a integridade de cada momento.

Aprendendo sobre pureza

O princípio da pureza serve a um propósito fundamental durante a cerimônia do chá. Trata-se de limpar-se de tudo, usando seus cinco sentidos: audição, visão, tato, olfato e paladar. Concentre toda a sua energia nesses cinco sentidos para experimentar verdadeiramente o valor da cerimônia do chá. Estar completamente presente vai ajudar você a atingir um estado profundamente meditativo.

Você deve ouvir atentamente o som da água que é derramada, ou o silêncio do lado de fora. Ver o vapor do chá e as flores sobre a mesa. Sentir a xícara de chá quente em suas mãos, as cerâmicas ásperas ou lisas de sua xícara. Cheirar os aromas flutuando acima de sua xícara de chá. Provar o chá enquanto você o bebe lentamente. Todos esses passos irão ajudar a compreender melhor o budismo, porque você estará vivendo a experiência de cada momento do ritual.

Aprendendo sobre tranquilidade

A cerimônia do chá é uma parte complicada e importante da cultura budista. Todos esses princípios e medidas irão ajudar a alcançar um nível mais elevado de paz ou tranquilidade. Beber o chá é um momento de paz; você deve experimentar a cerimônia do chá em um estado meditativo, estando consciente, respeitoso e puro no momento. Essas experiências vão ajudar você a atingir um nível mais elevado de paz dentro de si mesmo, com os outros e o mundo. Essa cerimônia é um ritual que ajuda a pessoa a atingir um nível mais elevado de paz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível