Qual é o propósito do filtro capacitivo em uma fonte de tensão contínua ou TRIAC?

Escrito por warren davies | Traduzido por max jahnke
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o propósito do filtro capacitivo em uma fonte de tensão contínua ou TRIAC?
Um capacitor de filtro é projetado para absorver picos na linha de alimentação (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Um capacitor de filtro é uma forma particularmente durável de capacitor utilizado em filtros de linha de energia e circuitos de filtragem. A linha principal é susceptível a aumentos de tensão a partir de uma variedade de formas, como relâmpagos, e também através da variação associada a motores e dispositivos controlados por TRIAC, ou com triodo para corrente alternada. O capacitor de filtro deve resistir e nivelar estas oscilações de corrente para evitar problemas com o resto do circuito.

Outras pessoas estão lendo

Proteção de equipamentos

Picos de tensão causados ​​por raios pode enviar milhares de volts através de um circuito. O tipo de capacitor de filtro usado em filtros de linhas de transmissão é chamada de "filtro-linha". Com alta capacidade e durabilidade, eles absorvem picos de tensão na linha de modo que não sejam repassados ​​para outros circuitos e equipamentos mais para baixo da linha. Isso mantém os transientes de energia e a interferência eletromagnética, ou IEM, longe de componentes sensíveis, economizando tempo e dinheiro que normalmente seria gasto em repará-los.

Suavizando a potência DC

Depois de um sinal AC deixa o transformador através dos diodos, ele se torna um sinal DC. Um circuito de filtro é utilizado para suavizar o sinal CC desiguais. Neste papel, os condensadores de filtro são posicionados entre o terra e a linha de corrente contínua, e a sua capacidade é selecionada para dar a um circuito de temporização uma constante particular. O TC indica a velocidade a que um circuito adapta-se à variação de tensão — com o TC correto, a tensão de saída é convertida em um suave DC.

Diminuição de faíscas

Um supressor de faísca é um capacitor e uma resistência ligados em série, concebido para absorver ondas de alta potência. Este circuito resiste à EMF de retorno, que acontece quando a energia é removida de um elemento indutivo em um dispositivo, como um motor ou solenoide, enviando um pico na linha de alimentação. Estes picos podem ser muito grandes — mais de mil volts — e o papel do circuito supressor de faísca é absorvê-lo e liberá-lo lentamente em um nível de energia mais baixo.

Proteção TRIAC

Capacitores de filtro também são utilizados para proteger comutadores de estado sólido, tais como TRIAC, bem como os dispositivos similares, como transistores de efeito de campo e retificadores de silício controlados. O condensador de filtro, com geralmente 0,01 a 2 micro farads, está ligado em série com uma resistência, tornando-se neste circuito uma forma de circuito supressor de faísca. O capacitor e a resistência são posicionados para proteger o interruptor de sobretensões. À medida que a carga aumenta, a dimensão dos aumentos necessários condensador enquanto que o valor da resistência diminui.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível