Propriedades físicas do gás metano

Escrito por robert alley | Traduzido por joris bianca silva
Propriedades físicas do gás metano
A maior parte do gás natural consiste de metano (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Um gás incolor e inodoro, o metano, ou CH4, é o principal componente do gás natural e conhecido como um gás do efeito estufa, segundo a Agência de Proteção Ambiental (EPA). Ele é um produto de ambientes com bactérias anaeróbias que liberam gás na atmosfera. Isso normalmente ocorre embaixo da água, na ausência de oxigênio, o que dá ao metano um nome diferente: gás do pântano.

Propriedades

O metano é uma parte de carbono e quatro de hidrogênio. Seu ponto de fusão é de -182,5 °C. Ele entra em ebulição em -162°. Sua gravidade específica é 0,554, o que significa que é mais leve que o ar.

Gás do efeito estufa

Uma das propriedades do metano é sua capacidade de absorver a radiação infravermelha terrestre na atmosfera antes que ela escape para o espaço. As atividades anaeróbias oferecem uma fonte de metano para o ar. Essa absorção contribui para o aquecimento do planeta, por isso o nome efeito estufa. O metano é aproximadamente 21 vezes mais potente no aquecimento da atmosfera do que o dióxido de carbono, segundo a EPA. Com base em registros históricos que são tirados de bolhas de ar presas em camadas de geleiras, os níveis de metano na atmosfera foram os maiores dos últimos 400.000 anos em 2011. O metano se decompõe após 12 anos na atmosfera, então os níveis ainda podem cair se o gás for menos jogado na atmosfera no futuro.

Inflamável

O metano se incendeia facilmente e é considerado um gás altamente inflamável. Ele queima com facilidade no ar e produz uma chama fraca muito quente. Se estiver em um recipiente vedado, ele irá rompê-lo e explodirá se exposto a calor suficiente. O vazamento de metano no gás natural significa um risco de explosão. Uma mistura desse gás com o ar em uma proporção de 5% a 14% significa outra situação propícia a explosões. Essa mistura foi a fonte de várias explosões em minas de carvão, segundo a Encyclopedia Britannica.

Produtos

Em altas temperaturas, o metano e o vapor geram monóxido de carbono e hidrogênio. O hidrogênio entra na produção de amônia para fertilizantes e explosivos. Entre outros químicos derivados do metano estão o metanol, clorofórmio, tetracloreto de carbono e nitrometano, como descrito na Encyclopedia Britannica. Outro produto da combustão do metano é o negro de fumo, usado para reforçar a borracha dos pneus de automóveis.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível