on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Propriedades de uma pirâmide triangular

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Todas as pirâmides têm uma base com três ou mais lados, uma ponta (ou ápice) e lados que conectam a base ao ápice. Existem muitos tipos de pirâmides, e os matemáticos as classificam segundo a forma da base. Por exemplo, uma pirâmide com uma base quadrada é uma "pirâmide quadrada", e uma com base triangular é uma "pirâmide triangular". Uma propriedade que todas as pirâmides têm em comum é que os lados são triangulares.

Todas as pirâmides têm lados triangulares, mas a base pode ser triangular ou quadrada (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Faces

As pirâmides triangulares são feitas exclusivamente de triângulos. Três lados triangulares se inclinam desde a base triangular para juntar-se em cima; como o corpo resultante tem 4 triângulos, também é conhecido como "tetraedro". Se todas as faces forem triângulos equiláteros (com os três lados iguais), a pirâmide é chamada de "tetraedro regular"; caso contrário, fala-se de um "tetraedro irregular".

Loading...

Bordas

As pirâmides de base triangular têm seis bordas, três na base e três nas laterais. Se as seis tiverem o mesmo tamanho, os triângulos são equiláteros e a pirâmide é um tetraedro regular.

Vértices

Em geometria, os vértices são essencialmente quinas. Todas as pirâmides de base triangular, regulares ou irregulares, possuem quatro vértices.

Área superficial

Para determinar a área superficial de uma pirâmide triangular, some a área da base e as áreas das laterais. Em um tetraedro regular, o cálculo é simples: encontre o comprimento da base e a altura de um dos triângulos, multiplique os valores e divida o número por 2. Essa é a área de um dos triângulos. Em seguida, multiplique a área por 4 para contar os quatro triângulos da pirâmide. Em um tetraedro irregular, calcule a área de cada triângulo individualmente, usando a fórmula "1/2 vezes a base multiplicada pela altura" e some as quatro áreas.

Volume

Para determinar o volume de qualquer pirâmide de base triangular, multiplique a área da base pela altura da pirâmide (desde a base até o ápice) e divida o resultado por 3.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...