Mais
×

Como fazer seu próprio projetor de slides

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um projetor de slides utiliza uma fonte de luz para iluminar através de um slide fotográfico e focalizar a imagem através de lentes para projetá-la em uma parede ou tela. Ele usa o mesmo princípio que um projetor de cinema, mas com as imagens estáticas de slides. Com uma pequena fonte de luz, como uma lanterna e as lentes de foco corretas, você pode construir seu próprio projetor de slides em casa.

Instruções

Faça seu próprio projetor de slides (glass of water on table with projector behind image by Dmitry Goygel-Sokol from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Pegue uma lanterna e retire a lente da frente da lâmpada. Amarre a lanterna em uma prancha de madeira ou outra superfície pequena e portátil. Certifique-se de que a lanterna esteja paralela à superfície de modo que o feixe não incida em um ângulo quando deitada. Talvez você precise fazer pequenas estacas de madeira com uma serra ou uma faca e colá-las sobre a prancha para a lanterna se equilibrar.

  2. Anexe uma lente côncava - a que se curva para dentro e é mais fina no meio do que nas arestas - à outra extremidade da superfície e uma lente convexa entre a primeira lente e a lanterna. Elas devem ser colocadas de modo que o feixe de luz da lanterna brilhe através de ambas as lentes. Telescópios e binóculos usam lentes côncavas, enquanto as lupas usam lente convexa. Não anexe permanentemente os apoios das lentes à superfície ainda, uma vez que você vai precisar ajustar suas posições.

  3. Construa mais um suporte para a superfície do projetor. Ele precisará ter um sulco lascado ou cavado no topo, por onde possa entrar um slide. Este suporte também não deve ser fixado permanentemente ainda.

  4. Coloque um slide fotográfico no suporte adequado. Certifique-se de que pode ser deslizado lado a lado através do sulco facilmente. Ligue a lanterna e certifique-se de que o feixe de luz brilhe através da lâmina e de ambas as lentes e projete a imagem em uma parede. Ajuste o foco do feixe de luz com as lentes e as posições dos slides até que você encontre os melhores pontos para projetar uma imagem clara e nítida.

  5. Fixe todas as estacas pequenas à superfície de madeira usando cola de madeira. Certifique-se de anotar a distância que o projetor estava da parede quando você projetou a imagem. Esta é a distância aproximada que o equipamento deve ficar em todos os momentos quando for usá-lo (embora possa ser necessário ajustá-lo para determinados slides).

  6. Pegue um conjunto de slides que você verá juntos e amarre-os lado a lado em uma corda ou laço. Coloque um slide no sulco da coluna do projetor e ligue a lâmpada da lanterna com as luzes da sala apagadas para ver o slide. Você deverá ser capaz de mover cada slide lateralmente através do sulco para que o próximo encaixe no lugar para ser visto.

O que você precisa

  • Lanterna
  • Lentes côncavas
  • Lentes convexas
  • Madeira
  • Serrote
  • Canivete
  • Cola de madeira
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article