Pros e contras em usar o Stop Leak em sistemas de ar condicionado

Escrito por david mcguffin | Traduzido por eduardo gama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pros e contras em usar o Stop Leak em sistemas de ar condicionado
Seu sistema de ar condicionado vai funcionar mesmo que esteja com um pequeno vazamento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Produtos de vedação para sistemas de ar condicionado podem ser utilizados nos sistemas de baixa pressão para vedar pequenos vazamentos no sistema de ar do veículo. Existem, porém, prós e contras no uso desses produtos que devem ser levados em consideração. Em alguns casos, o produto de vedação pode causar mais mal do que bem, com o risco de você não conseguir prever se será possível consertar ou danificar seu sistema de ar condicionado até que o produto seja aplicado.

Outras pessoas estão lendo

Pontos positivos

Seladores de vazamento podem ajudar a vedar os O-rings (também chamados de junta tórica) no sistema de baixa pressão. Porém, de acordo com o site YouFixCars, se o O-ring está no lado de alta pressão do sistema de ar condicionado, o selador terá uma chance de 50% de funcionar corretamente. Mesmo que o selador não vede completamente o vazamento do gás, você terá apenas de recarregar o sistema uma vez por ano, ao invés de várias. Mesmo com essa recarga anual, usar o selador e fazer a recarga sai mais barato do que substituir as peças do seu sistema de ar condicionado. Alguns seladores garantem o retorno do investimento.

Apenas profissionais

De acordo com o site ImCool, uma avaliação técnica deve ser feita no sistema de ar condicionado antes de determinar se é necessário o uso do selador. Parte dessa inspeção envolve garantir que o sistema está livre de sujeira e ar. Segundo o site, "a maioria dos profissionais considera o selador como último recurso," quando o vazamento não consegue ser encontrado por métodos convencionais ou ele está localizado no condensador.

Selos do compressor

De acordo com entrevista dos fabricantes de um dos produtos de vedação (Stop Leak) no site AirCondition, muitos seladores não vão funcionar com os selos do compressor. Parte dessa razão é a vibração excessiva do compressor, que tende a fazer o vazamento através dos selos no chassis ou das molas de bloqueio. Outro motivo para a pouca, se alguma, eficácia do selador no compressor é que o design dos componentes da bomba de circulação do líquido de refrigeração previne que o material do produto de vedação consiga aderir em qualquer parte do selo do compressor.

Contaminação do selador

Seladores também correm o risco de contaminar e degradar o sistema de ar condicionado. De acordo com o ImCool, alguns donos de lojas de reparo reclamam que o selador tem grande potencial de contaminação do equipamento de troca de fluido de refrigeração, que é utilizado por profissionais automotivos quando o sistema de ar condicionado é limpo. Existe também risco que, caso o mecânico se recuse a trabalhar num sistema em que o selador foi injetado, o consumidor vá procurar os serviços de mecânicos não profissionais que podem fazer com que o gás do sistema de ar condicionado seja liberado na atmosfera.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível