Mais
×

Como proteger árvores cítricas das geadas

Atualizado em 17 abril, 2017

As árvores cítricas são um cultivo popular para muitas pessoas. Cultivar laranjas, limões, limas ou mesmo grapefruit em seu próprio quintal é um luxo e também uma forma de economizar dinheiro de supermercado. No entanto, frequentemente esse tipo de plantação tem dificuldade em manter-se durante o tempo frio. Quando temperaturas extremamente baixas chegam, a geada pode afetá-la. Com sorte, somente alguns frutos e parte da árvore serão atingidos, mas as raízes podem ainda estar saudáveis e aproveitáveis.

Instruções

Proteja os limões no tempo frio (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Regue o solo, o que irá reverter o efeito que o frio tinha quando tirou a umidade da árvore. Quanto mais cedo no dia, melhor, pois a água pode puxar algum calor do sol junto com ela.

  2. Aumente a temperatura, se possível. Se as árvores estiverem sendo cultivadas em um ambiente controlado, como uma estufa, aumente a temperatura. Muitas árvores cítricas não podem resistir a temperaturas abaixo de 10º C.

  3. Cubra a planta com um cobertor leve que não irá danificar a árvore. Pode-se usar lençóis ou até mesmo um forro de cortina de chuveiro ou de janela. Isso pode ser difícil se a árvore for grande, mas é possível encobrir as menores e jovens. Para as de grande porte, pode ser necessário a construção de uma tenda improvisada. Além disso, certifique-se que a capa encoste no chão e cubra toda a planta, não apenas o topo.

  4. Coloque luzes de Natal em torno da árvore cítrica, independentemente da época do ano que for. A luz das lâmpadas pode fornecer um pouco de calor para aquecer a árvore e ajudá-la a descongelar.

Dicas

  • Quando se mudar para uma área nova, verifique a temperatura do local. As temperaturas geralmente elevadas em certas partes do país ainda podem cair, dependendo da época do ano. Por exemplo, muitas pessoas compram e plantam árvores cítricas quando se mudam para áreas quentes, mas é importante ter em mente que nem todas as áreas ficam quentes o ano todo.

Aviso

  • Evite o uso de plástico para cobrir as plantas congelados, pois esse material pode armazenar calor e aumentar a temperatura e mudar drasticamente, o que também é perigoso para a árvore cítrica.
  • Resista ao impulso de podar muito cedo. Muitas pessoas querem podar as folhas congeladas e mortas de uma árvore, mas isso pode realmente levar a mais queimaduras no futuro. O crescimento novo é delicado. Sendo assim, se o frio não tiver acabado, a nova folhagem ficará queimada também. Além disso, as peças congeladas da planta, na verdade, fornecem um isolamento importante. Da mesma forma, não fertilize muito cedo também, pois ele promove o crescimento.

O que você precisa

  • Capa para árvores
  • Luzes de Natal
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article