O que faz um psicólogo clínico?

Escrito por shelley moore | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que faz um psicólogo clínico?
Psicólogos clínicos tratam pessoas que precisam de cuidados especiais (Psycho Patient image by Jaimie Duplass from Fotolia.com)

Um psicólogo clínico ajuda as pessoas a lidar com problemas, se ajustar às dificuldades da vida, e mudar seu comportamento para melhor. Normalmente, trabalham com pessoas que necessitam de tratamento mais intensivo ou de longo prazo, diferentemente dos psicólogos, embora as profissões sejam semelhantes em muitos aspectos. Um psicólogo clínico pode ter clientes com condições crônicas, tais como ansiedade e distúrbios de pânico, que tenham sofrido abuso infantil, ou com condições físicas que causam problemas psicológicos.

Outras pessoas estão lendo

Geografia

A maioria dos psicólogos clínicos normalmente trabalham em centros de aconselhamento, clínicas de saúde mental, hospitais, casas de repouso e prisões. Os que trabalham em hospitais e asilos ajudam os indivíduos e suas famílias a lidar com as dificuldades psicológicas de traumas físicos, como acidentes vasculares cerebrais, lesões na medula espinhal ou outros. Também trabalham com pessoas internadas por causa do álcool ou da dependência química.

Função

Psicólogos clínicos abordam questões como divórcio, morte, ansiedade, depressão, comportamento aditivo, transtornos alimentares e problemas de relacionamento. Ajudam pessoas emocionalmente perturbadas a se ajustar à vida. Por não poderem prescrever medicamentos, os pacientes procuram um psiquiatra ou médico se precisarem de uma prescrição. Às vezes trabalham com os médicos para desenvolver e implementar programas de tratamento. Alguns conduzem sessões de psicoterapia de grupo com as famílias, ou indivíduos com problemas semelhantes.

Características

Os psicólogos clínicos mais experientes podem começar a trabalhar em psicologia forense, onde são solicitados a avaliar a saúde mental de suspeitos de crimes, escrever relatórios legais e atuar como peritos em processos criminais. Outros atuam como consultores para agências sociais, educacionais e de bem-estar geral. Podem avaliar, planejar, desenvolver e implementar programas de saúde mental. Alguns passam a realizar pesquisas em universidades ou hospitais sobre questões de saúde mental.

Tipos

Existem diferentes especialidades dentro da psicologia clínica. Psicólogos da saúde, por exemplo, trabalham com pessoas com problemas psicológicos que as impedem de alcançar objetivos relacionados com a saúde, tais como a perda de peso. Neuropsicólogos muitas vezes ajudam pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral ou traumatismo craniano. Alguns psicólogos clínicos trabalham exclusivamente com crianças e adolescentes traumatizados, enquanto outros ajudam idosos com dificuldades, tais como a perda de vários entes queridos em um curto espaço de tempo.

Considerações

Os psicólogos clínicos devem ter pelo menos um mestrado e muitos completam doutorado. Seu trabalho é gratificante, mas pode ser difícil porque lidam com os problemas das pessoas todos os dias e regularmente encontram situações deprimentes, perturbadoras e frustrantes. Normalmente trabalham em tempo integral com horário definido que inclui algumas noites e finais de semana.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível