Quais atividades participativas envolvem comunicação não-verbal?

Escrito por alice ladkin | Traduzido por guilherme maluf
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais atividades participativas envolvem comunicação não-verbal?
A mímica é uma atividade divertida baseada na comunicação não-verbal (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Muito de como nos comunicamos com os outros é não-verbal. Nós mandamos mensagens sobre como nos sentimos sem ser necessário falar, usando nossa postura corporal e movimentos. Jogos e atividades em que a comunicação não-verbal é imprescindível ajudam os participantes a focar na linguagem corporal e aprender a se comunicar de forma mais efetiva e sem falar.

Outras pessoas estão lendo

Mímica

Mímica significa encenar algo sem usar palavras, o que faz dela uma atividade ideal para a prática da comunicação não-verbal. Peça para os participantes escreverem, em pequenos grupos, um curto ato cômico que conte uma história e, depois, interpretá-lo para os demais. Estipule um limite de tempo para a apresentação. Outra opção é pedir que cada membro se revese para fazer mímicas, sem falar, de uma atividade para o grupo, como passear com o cachorro ou servir um bolo. O resto dos participantes tenta adivinhar qual atividade está sendo encenada.

Estátua

Nessa atividade, os participantes formam duplas e comunicam emoções e situações de forma não-verbal através da linguagem corporal. Uma pessoa é a estátua e o outro, seu construtor. Peça um sentimento, como felicidade, tristeza ou cansaço, ou uma atividade de dança ou dirigindo um carro. O construtor da estátua movimenta a cabeça, pernas e braços da sua dupla para uma postura que represente o que foi proposto e o resto do grupo deve adivinhar o que está sendo comunicado. Quando a situação ou sentimento forem adivinhados, a dupla inverte os papéis para que ambos tenham a chance de ser construtor e estátua.

Cumprimento psíquico

O cumprimento psíquico é uma atividade feita em completo silêncio. Cada pessoa, sem falar, escolhe o número um, dois ou três. Então, todos os participantes devem se misturar e se cumprimentar com um aperto de mão o número de vezes escolhido. Por exemplo, alguém que escolhe o número um deve cumprimentar uma vez os outros. Uma vez que os participantes tenham encontrado outra pessoa que escolheu o mesmo número, elas ficam juntas para se misturar às outras. O objetivo é que todos os membros estejam divididos em três grupos ao final da atividade.

Círculo de palmas

O círculo de palmas envolve analisar a comunicação não-verbal e trabalhar em equipe para superar os obstáculos. Os participantes devem ficar em um círculo e manter os pés separados. Nomeie um líder para começar a atividade girando sua cintura para a esquerda ou para a direita. Quando o líder faz contato visual com a pessoa para qual ele virou, ambos devem bater palmas ao mesmo tempo. Essa outra pessoa, então, se vira para outra do círculo e faz contato visual, batendo, os dois, palmas ao mesmo tempo. Essas palmas percorrem o círculo até que se tenha um ritmo constante. Se duas pessoas não batem palmas exatamente no mesmo instante, as palmas não continuam no círculo até que eles consigam, se comunicando silenciosamente através do contato visual, sincronizá-las.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível