Saúde

Quais são os benefícios para voluntários idosos?

Escrito por jessica blue | Traduzido por maria pereira
Quais são os benefícios para voluntários idosos?

O voluntariado ajuda o indivíduo e a comunidade

senior and sky image by Pavel Losevsky from Fotolia.com

Os voluntários são altamente respeitados em qualquer comunidade. Eles ajudam a limpar áreas naturais, servir alimentos para desabrigados, leem para as crianças e fazem várias outras atividades benéficas. Em troca, eles recebem mais que gratidão: há um número notável de benefícios para os próprios voluntários. Esses benefícios são bem reais: vida mais longa, melhor saúde, oportunidades de viagem e ainda mais. Os idosos, em particular, podem melhorar sua qualidade de vida enquanto melhora a dos outros.

Outras pessoas estão lendo

Vida mais longa

Em 2002, os médicos de San Francisco, nos Estados Unidos, começaram a estudar mais de 6.300 aposentados com mais de 65 anos. Ao longo dos anos, eles determinaram que os voluntários tinham menos da metade do risco de morrer em comparação com os não voluntários, de acordo com o "EUA News & World Report". O presente estudo repetiu resultados que tinham sido encontrados na pesquisa anterior. É verdade: os voluntários vivem mais tempo. O Dr. Gary Kennedy, do Montefiore Medical Center, em Nova Iorque, disse: "O voluntariado é uma boa coisa para se fazer e, além disso, é bom para você também".

Fique em forma

senior and sky image by Pavel Losevsky from Fotolia.com

Um estudo divulgado pela Universidade Johns Hopkins em 2009, revelou que os voluntários aumentaram sua função cerebral. O estudo acompanhou os voluntários que trabalharam com crianças carentes e realizaram ressonância magnética para observar a atividade do cérebro. Os voluntários apresentaram ganhos em regiões-chave de seus cérebros que usamos para planejar e organizar nossas vidas diárias. "Novos tipos de atividades para idosos na nossa sociedade pode ter um ganho pelos dois lado", disse a autora do estudo, Linda Fried, em um artigo no site "Futurity.org". O voluntariado pode resolver "necessidades sociais importantes, como o sucesso de nossos filhos e, simultaneamente, a saúde e o bem-estar dos próprios voluntários mais velhos", disse ela.

Viaje mais

Nas últimas décadas, a prática de voluntariado ganhou mais força. Os voluntários viajam pelo país ou para fora auxiliando as organizações e as causas que eles acham importante. A viagem pode ter atividades como a procura por orangotangos em florestas tropicais de Bornéu, descoberta de ossos de dinossauros ou ruínas arqueológicas, construção de casas de concreto em regiões empobrecidas, navegar no mar para conduzir mamíferos marinhos ou cuidar de crianças em um orfanato na República Dominicana", escreve o autor Alison Gardner. Seu livro "Travel Unlimited: Uncommon Adventures for the Mature Traveler" oferece várias ideias para os idosos que querem ver o mundo e ao mesmo tempo mudá-lo. De acordo com Gardner, centenas de milhares de idosos se voluntariam todo ano.

Outros benefícios

Os voluntários podem até não ter um salário, mas há outros benefícios disponíveis tão bons quanto. Um programa de avós dos Estados Unidos fornece pequenos salários e outras compensações, como treinamento, educação e até mesmo seguros.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media