Quais são as causas de discriminação por idade nos negócios?

Escrito por tasos vossos | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas de discriminação por idade nos negócios?
A produtividade e o custo do emprego são as duas principais preocupações por trás o preconceito de idade (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O critério da idade é o termo para a discriminação contra pessoas por causa de sua idade e se aplica a todos os aspectos da vida, incluindo as relações e o tratamento pelos serviços sociais, mas também é um fenômeno que ocorre nos locais de trabalho. Os trabalhadores podem ter problemas para encontrar um emprego ou podem desfrutar de menos benefícios do que os seus colegas só porque são considerados muito velhos ou muito jovens. As causas do preconceito de idade no mundo dos negócios são concernentes à velhos ou jovens trabalhadores percebidos pela produtividade ou custo.

Outras pessoas estão lendo

Percepção de que trabalhadores mais velhos têm menor produtividade no trabalho manual

Este argumento é que o corpo de um trabalhador se torna mais fraco com o passar dos anos. Por esta razão, algumas pessoas que contratam trabalhadores assumem que os mais velhos são incapazes de realizar tarefas manuais no mesmo ritmo que seus colegas mais jovens. No entanto, nenhum estudo mostrou que existe uma diferença considerável na produtividade em função da idade. Como advogado sênior Laurie McCann sugere em seu estudo "A discriminação de idade na legislação laboral", o estereótipo do trabalhador de mais idade ser contra-produtivo é uma causa comum de preconceito de idade no local de trabalho.

Percepção de que os trabalhadores mais velhos não possuem perspectiva

Outro estereótipo sobre os trabalhadores mais velhos é que eles não têm foco em seu trabalho já que se aproximam da aposentadoria, num momento em que suas aspirações de carreira são alcançadas ou deixadas para trás. Substituir esses trabalhadores de mais idade por empregados mais jovens que estejam prontos para provar suas habilidades e compromissos parece um argumento válido para alguns empregadores. No entanto, de acordo com um artigo de 2008, de Murray Gendell, especialista em demografia da Universidade de Georgetown, os trabalhadores mais velhos, mesmo aqueles acima de 65 anos, têm aumentado a sua participação na força de trabalho e emprego em tempo integral desde 1996, trabalhando durante todo o ano. Isto sugere que sua participação na força de trabalho está em demanda.

Trabalhadores mais velhos custam mais

Os trabalhadores mais velhos, com muitos anos de experiência têm direito a mais tempo de férias e custos com pensões. Além disso, seu salário pode ser consideravelmente maior que o de seus colegas mais jovens, devido à sua longa permanência. No entanto, conforme mencionado no folheto "Mitos sobre os trabalhadores idosos" emitidos pelo Departamento de Desenvolvimento da Força de Trabalho de Wisconsin, enquanto os custos de seguro para os trabalhadores mais velhos tendem a subir, estes custos são compensados ​​pela tendência dos trabalhadores mais velhos a tirarem menos dias doentes e porque os benefícios para os dependentes não são mais necessários uma vez que seus filhos anteriormente dependentes muitas vezes já entraram na força de trabalho.

Contra o preconceito com trabalhadores jovens

Jovens trabalhadores em algumas profissões sentem que há discriminação contra eles. Trabalhadores em seus 20 e 30 anos afirmaram que os trabalhadores mais velhos, especialmente em profissões não manuais, são considerados como mais eficientes em comparação com seus colegas mais jovens, devido aos seus anos de experiência e os conhecimentos que acumularam. Por estas razões, os jovens recém graduados que tentam entrar em campos profissionais, como jornalismo, direito e administração de empresas alegaram que estão sendo discriminados. Os empregadores são incertos sobre o desempenho potencial dos jovens trabalhadores e optam pela opção "mais segura" escolhendo os profissionais mais velhos e mais experientes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível