Testículos inchados em cães

Testículos inchados são uma doença muito comum em cães. O distúrbio pode ser indicativo de muitos problemas, incluindo infecção, chaga, tumores ou traumas físicos. O cão deve ser levado ao veterinário para receber diagnóstico e tratamento adequado.

Orquite

A orquite, inflamação dos testículos do cão, é uma doença frequentemente diagnosticada. A idade média dos cães afetados por essa doença é de quatro anos, com todas as raças caninas sendo suscetíveis. Cães que nunca se reproduziram e que andam por aí livremente estão em maior risco. Isso pode ser causado por trauma ou organismos infecciosos que tenham entrado no corpo do cão.

Torção testicular

A torção testicular, quando o testículo é torcido, obstruindo o fluxo sanguíneo do escroto, acontece rapidamente e é muito dolorosa para o cão. Esse problema requer tratamento veterinário imediato.

Tumores

Os tumores são causas muito comuns de testículos inchados em cães, geralmente afetando apenas um deles. Existem três tipos de tumores testiculares, um desses é maligno. Uma vez que câncer não é raro em cães, o animal deve ser levado a um veterinário para um diagnóstico apropriado.

Sintomas

Os sintomas que um cão pode mostrar com esse problema inclui lamber, falta de vontade de andar, febre, dor, letargia, recusa em alimentar-se e feridas abertas visíveis.

Tratamento/prevenção

Quando um cão tiver testículos inchados, a castração bilateral é o tratamento mais eficaz. Ela pode ser realizada se o cão for utilizado para fins de reprodução. No entanto, isso geralmente não é recomendado. Antibióticos também podem ser prescritos como parte do programa de tratamento. A menos que um cão seja usado para reprodução, a melhor prevenção contra testículos inchados é realizar a castração em uma idade precoce.

eHow Brasil
×