Quais as causas da pressão craniana?

Escrito por viktoria carrella | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as causas da pressão craniana?
Pressão na cabeça pode causar muita dor (Image by Flickr.com, courtesy of Migraine Chick)

Pressão na cabeça pode ser extremamente dolorosa e interferir no sono, na concentração e na capacidade de trabalhar bem. Existem muitas causas para essa doença; algumas benignas e facilmente remediadas, e outras sérias, que exigem atenção médica. A pressão intracraniana começa com uma dor de cabeça que vai piorando, e pode ser um sintoma de sinusite, traumatismo craniano ou até mesmo um tumor cerebral. Se a pressão continuar por muitos dias, deve-se procurar um médico para descartar qualquer problema de saúde, principalmente se os sintomas aparecerem repentinamente.

Outras pessoas estão lendo

Sinusite

Segundo o site WrongDiagnosis, uma das causas para aumento da pressão na cabeça é a sinusite. A sinusite é muito comum durante o ano inteiro, com cerca de 37 milhões de casos todos os anos. Frequentemente, ela começa com o nariz entupido, mas os sintomas dependem de qual seio nasal está infectado. As pessoas geralmente pensam estar resfriadas ou pegando gripe quando esse sintoma aparece. Caso a sinusite não sare sozinha dentro de alguns dias, é melhor consultar um médico para a prescrição de antibióticos que ajudarão a combater a infecção.

Alergias

Outra causa de pressão na cabeça são as alergias, de acordo com o site WrongDiagnosis. Alergias nos seios nasais ocorrem durante o ano todo, mas são mais comuns em determinadas estações. Elas podem se manifestar por causa do pólen das árvores, das plantas desabrochando ou da grama. Poeira e mofo também podem causar alergias. Os sintomas são nariz escorrendo, congestão nasal, drenagem nasal e olhos lacrimejantes. A pressão na cabeça por causa de alergias pode ser aliviada com remédios anti-histamínicos, encontrados facilmente em farmácias. Para alergias mais graves e contínuas, procure um médico.

Tumor cerebral

De acordo com o site WrongDiagnosis, outra causa para pressão intracraniana é o tumor cerebral. Esses tumores aparecem em muitos lugares no cérebro e são muito graves. Os sintomas são, além da pressão na cabeça, dor de cabeça, convulsões, náusea e vômito. Para determinar se há um tumor cerebral, o médico pode pedir uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética da cabeça. Uma biopse dirá se o tumor é maligno (ou seja, capaz de se espalhar para outras áreas do corpo) ou benigno.

Alta pressão sanguínea

Novamente segundo o site WrongDiagnosis, uma das causas mais frequentes de pressão na cabeça é a alta pressão sanguínea. É uma condição muito comum, que afeta perto de 50 milhões de americanos, muitos deles não diagnosticados. Os sintomas de pressão alta incluem dor de cabeça, barulho ou zumbido nos ouvidos, dores de cabeça matinais e tontura. Essa condição é tratada com mudanças no estilo de vida do paciente, como perda de peso, redução da quantidade de sódio ingerida e aumento da prática de exercícios físicos, junto com medicação.

Cefaleia tensional

A cefaleia tensional também pode ser uma causa de pressão na cabeça. Ela se refere tanto ao estresse que pode desencadear a dor de cabeça e a pressão, quanto à tensão dos músculos do pescoço, da parte superior das costas e do couro cabeludo. Conforme esses músculos se apertam, a pressão na cabeça aumenta. Os sintomas incluem dor de cabeça, dor no pescoço, na parte superior das costas e atrás dos olhos ou na testa. A cefaleia tensional é tratada com técnicas de relaxamento, relaxantes musculares e anti-inflamatórios não esteroides (AINE).

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível