Mais
×

Quais são as causas da respiração ofegante e asfixia do cachorro?

Atualizado em 17 abril, 2017

Cães são membros da família, e é difícil vê-los sofrer com algum problema de saúde. Aprender a identificar e tratar corretamente respiração ofegante, tosse e engasgos em cachorros é essencial.

É difícil ver um animal de estimação sofrer (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Respiração ofegante

A respiração ofegante ocorre quando o ar é forçado através de vias aéreas constritas. Cães com braquicefalia, ou focinho curto, são especialmente suscetíveis, como o Bulldog. Uma das causas mais comuns é a respiração ofegante causada por obesidade. Também pode ser atribuída desde a alergias ou inalação de um objeto estranho, até doenças infecciosas, como tosse canina. Os experts do "The Daily Puppy" alertam que cães com menor capacidade de regular a temperatura corporal podem ter o sintoma de respiração ofegante.

Cães podem sofrer de alegias (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Tosse

Reconhecer se a tosse é seca, úmida e borbulhante, com engasgos e respiração ofegante e difícil é essencial para a determinação da causa. A tosse pode ser atribuída a fatores menores, como irritação na garganta, ou a complicações mais sérias, como tumores, cinomose e dirofilariose, ou outras doenças. Algumas vezes, o próprio cão continua a condição porque a tosse contínua irrita e seca a garganta.

A tosse pode ou não ser um sintoma sério (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Engasgos ou asfixia

Engasgos são caracterizados por ações e sons como se o cão estivesse tentando vomitar. Alguns engasgos caninos são normais, mas podem ter outras causas. Uma coleira muito apertada pode causar esses sintomas, mas pode ter outras causas mais sérias, como vias respiratórias obstruídas ou doenças respiratórias.

Coleiras muito apertadas podem causar asfixia (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Procure ajuda médica

Respiração ofegante e tosse que não são acompanhados por outros sintomas não são considerados críticos. Entretanto, marque uma consulta com o veterinário se os sintomas persistirem. Se o cão apresentar tosse e respiração ofegante com outros sintomas, contate o veterinário ou clínica de emergência. Se o seu cão está engasgando ou asfixiando, peças pequenas podem estar obstruindo as vias aéreas. Se puderem ser removidas com segurança, faça-o. É possível e pode ser necessário fazer a manobra Heimlich no seu cão.

Em caso de dúvida, consulte um veterinário (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article