Quais são as funções de promoção de vendas?

Escrito por chris joseph | Traduzido por marina bentti mourad
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Quais são as funções de promoção de vendas?
A promoção de vendas é um dos aspectos do marketing (15% extra free 3d text image by Strike Designs from Fotolia.com)

A promoção de vendas é uma estratégia de marketing de curto prazo projetada para atingir uma finalidade específica. Ela difere da publicidade, pois sua intenção é criar um senso de urgência para estimular a ação imediata em vez de focar em vendas convencionais ou na consolidação da marca durante um longo período de tempo. Uma forma de aplicar esta estratégia pode ser através de uma redução de preços temporária ou de uma campanha para introduzir um item novo.

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Diferenciação de produção

A utilização de técnicas de promoção de vendas ajuda a diferenciar seus produtos dos seus concorrentes. Isso é especialmente benéfico se seus produtos oferecem essencialmente os mesmos recursos e benefícios que outros no mercado. Um método frequentemente usado para destacar produtos é oferecer-lhes a um preço ligeiramente reduzido por um curto período de tempo.

Atraia cllientes

As promoções de vendas são utilizadas para atrair clientes durante os períodos de vendas baixas. Por exemplo, se você oferece um produto sazonal, como churrasqueiras, executar uma promoção no meio do inverno, onde o preço é reduzido em 50%, pode incentivar as pessoas a comprar uma churrasqueira em um momento que elas normalmente não pensariam em efetuar tal aquisição.

Aumento da parcela de mercado

As promoções de vendas podem levar a um aumento da parcela de mercado para o fabricante. A promoção irá provavelmente aumentar suas vendas por tirar as de seus concorrentes. Como resultado, a sua parcela de mercado aumenta, enquanto a de seus concorrentes diminui.

Introdução de novos produtos

Os varejistas podem usar promoções de vendas para introduzir um novo produto. Ao oferecer o novo item a um preço reduzido e colocando um sinal de "novo item" na frente dele, eles podem persuadir os clientes a dar uma chance a ele. Ao mesmo tempo, eles podem descontinuar um item de venda lenta na mesma categoria, marcando-o e colocando um sinal de "reduzido para venda rápida" na frente dele. Essa técnica tem o efeito de manter a categoria sempre atualizada ao mesmo tempo que libera espaço precioso na prateleira.

Controle de estoque

A promoção de vendas pode ajudar os varejistas a limitar situações de falta de estoque, permitindo-lhes adquirir grandes quantidades de produtos a um preço reduzido. Isso pode ser especialmente vantajoso para o varejista nos itens que são populares e que podem ser difíceis de se manter nas prateleiras.

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