Quais líquidos evaporam em uma temperatura menor que a água?

Escrito por john brennan | Traduzido por iury chagas figueiroa
Quais líquidos evaporam em uma temperatura menor que a água?
O hélio tem um ponto de evaporação bem menor que a água (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O ponto de evaporação das substâncias variam dependendo de sua estrutura a nível molecular. Todos são familiares com o ponto de evaporação da água em condições normais de pressão -- 100 graus Celsius ou 212 Farenheit. Muitas das substâncias que você pensa como gás, entretanto, são gases apenas porque seu ponto de evaporação está bem abaixo da temperatura ambiente. Até algumas substâncias que são líquidas em temperatura ambiente, como o etanol, tem ponto de evaporação menor que a água.

Atmosfera

Nitrogênio (N2), dióxido de carbono, oxigênio (O2), hélio, cloro( Cl2), e hidrogênio são exemplos comuns de substâncias que evaporam a temperaturas bem menores que a água. O hélio líquido tem o menor ponto de evaporação de todos -- cerca de -452 Farenheit, apenas 4.2 graus Celsius acima do zero absoluto. Apesar dessas substâncias serem chamadas de gases, é importante saber que nenhuma substância pode ser definida como "gás" ou "líquido", exceto a uma temperatura determinada. Líquido, sólido e gasoso são apenas estados diferentes da matéria, e uma substância pode estar em qualquer desses três estados, dependendo da temperatura e pressão.

Hidrocarbonetos apolares

A água tem um momento dipolar, o que significa que ela é polar porque tem uma carga fraca parcial no oxigênio e uma carga fraca parcial no hidrogênio. Hidrocarbonetos como os achados na gasolina, entretanto, são apolares. Interações chamadas de forças de London mantém moléculas apolares juntas nas fases líquida e sólida. Essas forças se tornam maiores à medida que o tamanho da molécula aumenta. Consequentemente, muitas moléculas apolares menores como as que compõem a gasolina evaporam em temperaturas menores que a da água devido ao fato de que as interações intramoleculares são mais fracas.

Álcoois

Assim como as molécula de água, álcoois também são polares e podem formar um tipo especial de ligação chamada ponte de hidrogênio. Moléculas de água, entretanto, podem formar duas pontes de hidrogênio, enquanto que o álcool só pode formar uma. Eles tendem a ter o ponto de evaporação maior que hidrocarbonetos do mesmo tamanho, mas um ponto de ebulição menor que a água. É assim que se faz uísque: através da destilação para aumentar o teor alcoólico.

Outras moléculas

Muitas outras moléculas tem o ponto de evaporação menor que o da água. Um exemplo notável é uma classe de moléculas chamadas de éteres, que têm um oxigênio ligado a dois carbono. Elas são ligeiramente polares, mas não tão polares quanto a água e os álcoois, e não podem formar pontes de hidrogênio, tendo normalmente um ponto de evaporação menor. Outro exemplo é a amônia que é vendida geralmente dissolvida em água. Ela evapora abaixo de 0 graus Celsius e, à temperatura ambiente, é um gás, embora dissolva rapidamente.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível