Quais são as luvas de látex usadas em Química?

Escrito por andrew breslin | Traduzido por lu ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as luvas de látex usadas em Química?
Sempre escolha a luva certa para o trabalho (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Produtos químicos podem ser altamente perigosos. Alguns são inflamáveis ​​ou reagem violentamente com outros produtos químicos. Alguns deles podem reagir com os produtos químicos que formam os tecidos do corpo humano, o que pode resultar em queimaduras químicas dolorosas e possivelmente debilitantes. Ao trabalhar em um laboratório de química, sempre tenha muito cuidado. Proteja seus olhos com óculos de proteção e as mãos com luvas.

Outras pessoas estão lendo

Látex

O látex é uma borracha natural extraída da seringueira, Hevea brasiliensis. É um polímero, constituído por moléculas extremamente grandes compostas de muitas subunidades idênticas. O amido é um polímero que consiste em sub-unidades repetidas de açúcar. As subunidades moleculares do látex são uma molécula chamada "isopreno". O látex efetivamente pode nos proteger contra alguns produtos químicos, mas há melhores opções para outros.

Taxa de permeação e tempo de penetração

Fabricantes de luvas avaliam a adequação de luvas feitas de materiais diferentes para oferecer proteção contra vários tipos de produtos químicos. A taxa de permeação é a quantidade do produto químico que passa através de uma área por unidade de tempo. Tempo de penetração é a quantidade de tempo que decorre entre o contato inicial da substância de um lado da luva e a sua detecção do outro lado. Você deve escolher uma luva que tenha a taxa de permeação baixa e o tempo de penetração alto para o produto químico com o qual você terá de lidar.

Luvas de Látex

As luvas de látex oferecem uma proteção muito boa (taxa de permeação baixa e elevado tempo de penetração) contra etanol, álcool isopropílico e etileno-glicol, e proteção moderadamente boa contra metanol e acetona. Elas oferecem, porém, uma proteção muito pobre contra isobutilo e tetracloreto de carbono. Se você estiver em dúvida, fabricantes de luvas podem fornecer a taxa de permeação e tempo de penetração para uma ampla gama de produtos químicos, para que você possa então determinar se as luvas são adequadas.

Luvas de borracha nitrílica

Luvas de borracha nitrílica são uma alternativa para luvas de látex e são recomendadas para certos tipos de produtos químicos que rapidamente permeiam o látex. Elas oferecem uma excelente proteção contra o álcool isobutílico, gasolina e tetracloreto de carbono, os quais não devem ser manuseados com luvas de látex. Numerosos outros solventes e corrosivos são menos eficazes ao penetrar esse tipo de luva. Mais uma vez, os fabricantes de luvas podem fornecer o tempo de ruptura e taxa de permeação do seu produto para centenas de produtos químicos diferentes.

Outros tipos de luvas

Se você está lidando com material para o qual nem o nitrilo nem o látex são uma boa escolha, outros tipos de luvas existentes podem oferecer proteção significativa. Estes tipos incluem o cloreto de polivinilo, álcool polivinílico suportado, neopreno não-suportado, e misturas de neoprene e látex. Sempre escolha uma luva que ofereça a melhor proteção contra o produto químico que você irá trabalhar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível