Mais
×

Quais países impuseram barreiras aos alimentos trangênicos?

Atualizado em 17 abril, 2017

Alimentos geneticamente modificados, ou transgênicos, são produtos vegetais, animais ou outro tipo alimentício que tiveram seus genes alterados para criar raças e variedades de plantas e animais que não existem naturalmente no ambiente. Enquanto muitos países têm aceitado esses tipos de alimento, outros proibiram a produção e a venda deles e criaram regras que exigem que haja um controle sobre esses alimentos.

Alimentos trasngênicos geram polêmicas em vários países (Thomas Northcut/Digital Vision/Getty Images)

Africa

Na África, tanto a Argélia como o Egito têm leis que restringem os alimentos transgênicos. Na Argélia, tanto o plantio quanto a distribuição desses alimentos é ilegal, enquanto no Egito, eles devem ser aprovados antes de serem distribuídos.

Ásia

Na Ásia, o Sri Lanka, Tailândia, China, Japão e Filipinas todos têm leis que restringem os alimentos transgênicos. Tanto o Sri Lanka como a Tailândia tem proibições para importação desses alimentos desde de 2011, enquanto os demais países citados apenas recentemente aplicaram essas proibições.

Europa

Na Europa, a Noruega, Áustria, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália, Grécia, França, Luxemburgo e Portugal também estabeleceram limitações quanto aos transgênicos. A França deu um passo importante no movimento anti-transgênico, rotulando os alimentos naturais com o selo de "GMO-free" (alimento não modificado). A Irlanda proibiu todo cultivo e colheita de alimentos geneticamente modificados e a União Europeia - uma coalizão entre os governo dos países europeus - tem considerado a nível europeu, a proibição de alimentos transgênicos.

Oriente Médio

No Oriente Médio, a Arábia Saudita proibiu cultivo dos alimentos transgênicos e a importação de trigo geneticamente modificado.

As Américas

Enquanto os Estados Unidos em grande parte, permite o cultivo e a importação de alimentos transgênicos e não exige a rotulagem de alimentos, os países sul-americanos, como Brasil e Paraguai, têm restrições acerca desses alimentos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article