Quais são os perigos do antiaderente Xylan?

Escrito por annabelle brown | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Quais são os perigos do antiaderente Xylan?
Panelas com revestimentos antiaderentes como Xylan não devem ser aquecidas acima de 260ºC (pan of onions image by jimcox40 from Fotolia.com)

Xylan é uma marca de revestimento antiaderente, frequentemente usada em panelas e frigideiras para torná-las mais fáceis de limpar e diminuir a quantidade de óleo utilizado na culinária. Semelhante à Dupont Teflon, o Xylan pode ser encontrada em diversos utensílios de cozinha, tornando os tachos e panelas antiaderentes e resistentes ao desgaste. Embora, sem dúvida, ela seja útil para o cozinheiro em casa, há perigos potenciais quando se utiliza panelas contendo um revestimento antiaderente como Xylan.

Outras pessoas estão lendo

Altas temperaturas

O site Good Housekeeping adverte que as altas temperaturas podem fazer com que revestimentos antiaderentes como o Xylan quebrem a nível molecular. Essa avaria não é visível, mas pode causar problemas em potencial. Recomenda-se que panelas antiaderentes não devam ser aquecidas acima de 260ºC; acima disso, o revestimento antiaderente começa a se quebrar, tornando-se um possível perigo para a saúde. Enquanto muitos pesquisadores afirmam que é improvável para o cozinheiro doméstico usar esses recipientes de forma que possa criar níveis perigosos de toxicidade, foi constatado que leva apenas alguns minutos para panelas alcançarem uma temperatura de 260ºC ou superior. O Good Housekeeping sugere que cozinheiros domésticos nunca cozinhem alimentos acima de fogo médio. Nunca coloque uma panela vazia no fogo, pois permitirá que a temperatura da panela chegue a 260ºC mais rapidamente. Escolha panelas que sejam pesadas e de alta qualidade, uma vez que as panelas frágeis existentes no mercado tendem a aquecer mais rapidamente.

Fumaças

Quando as temperaturas das panelas antiaderentes atingem mais de 300º C, elas podem começar a liberar gases tóxicos, que podem causar febre de polímero. Essa doença temporária cria sintomas semelhantes aos da gripe comum. Embora essa doença não seja particularmente prejudicial aos seres humanos, ela pode matar aves de estimação.

 Quais são os perigos do antiaderente Xylan?
A fumaça emitida por uma panela antiaderente em fogo alto pode matar pássaros de estimação (Bird image by Anna Seraya from Fotolia.com)

Arranhões

Você pode perceber que às vezes o revestimento antiaderente na sua panela pode descamar e entrar no alimento. Embora o site Good Housekeeping insista que esses pequenos pedaços de revestimento não são prejudiciais, deve-se ter cuidado para evitar a ingestão de alimentos com revestimento antiaderente. Evite arranhar as panelas usando uma colher de pau ou outro utensílio macio. Independente do utensílio que escolher, tenha cuidado para não arranhar o fundo da sua panela. Além disso, lave panelas com revestimento antiaderente a mão em vez de lavá-las na máquina de lavar louça, pois isso evitará lascar e irá prolongará a vida útil de suas panelas.

 Quais são os perigos do antiaderente Xylan?
Use uma colher de pau para não danificar a superfície antiaderente (pan of onions image by jimcox40 from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível