Quais são os perigos da exposição a sulfeto de hidrogênio e gás metano?

Escrito por alexis writing | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O sulfeto de hidrogênio é um gás natural representado pela formula química H2S. Ele é produzido em quantidades extremamente pequenas no corpo, podendo ser encontrado em gases vulcânicos e próximo a alguns poços d'água. Entretanto, ele também é produzido em plantas industriais. É tanto inflamável quanto tóxico, fazendo dele um gás perigoso. Pode ser identificado como um gás incolor com cheiro de ovo podre. É encontrado normalmente em aterros sanitários, usinas de papel e celulose, usinas de asfalto, matadouros, centros de tratamento de resíduos e sistemas de esgoto. O metano é outro tipo de gás natural que é altamente inflamável. Pode causar morte por inalação se vazar e ficar preso em ambientes fechados, o que privaria a oxigenação dentro desse local. Ele sozinho não é tóxico, só se tornando fatal quando age como componente de outro gás.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos causados pela exposição a sulfeto de hidrogênio

A exposição ao sulfeto de hidrogênio no nível de 50 a 150 ppm (partes por milhão), pode causar paralisia do olfato. Em níveis muito maiores, causa convulsões por asfixia, paralisia respiratória e morte. Os sintomas de uma exposição fatal ao gás incluem: colapso ou desmaio, visão embaçada, depressão respiratória, tremores, taquicardia, convulsões e cianose. O vapor do sulfeto de hidrogênio pode viajar longas distâncias até encontrar uma fonte de combustão, quando começará a queimar, liberando óxidos de enxofre venenosos e corrosivos.

Efeitos da exposição a gás metano

O metano é um gás asfixiante e esses gases substituem ou cortam o suprimento de oxigênio, o que resulta em privação de oxigênio ou asfixia. Os efeitos dessas condições incluem: perda de coordenação muscular, aumento da frequência cardíaca e respiratória, respiração perturbada, cansaço anormal, distúrbios emocionais, vômitos, desmaio, incapacidade de se mover, a falta de consciência, falta de ar, movimentos convulsivos, colapso respiratório e morte.

Efeitos ambientais

O gás metano é um gás de efeito estufa. Portanto, sua presença na atmosfera da Terra afeta a temperatura média e o sistema climático. Sua contribuição para o aquecimento global é 20 vezes maior do que a do monóxido de carbono, o que significa que ele é mais eficiente retendo a temperatura na atmosfera. Diferente do metano, o sulfeto de hidrogênio é solúvel em água. Ele pode gerar perigosas formas de poluição tanto do ar quanto da água. A poluição causada pelo sulfeto de hidrogênio pode levar a alterações drásticas nas composições física e química da água. O gás metano pertence à categoria dos venenos de efeito agudo. Sua presença constante na hidrosfera e atmosfera pode resultar em riscos econômicos e problemas de saúde nas pessoas expostas a ele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível