Quais são os perigos dos lobos cinzentos?

Escrito por c.a. rubino | Traduzido por victor cruz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os perigos dos lobos cinzentos?
Os lobos são predadores natos mas têm um medo instintivo dos seres humanos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

O lobo mau, vilão de muitos mitos e contos de fadas, era tão temido que foi caçado quase até a extinção em muitas partes do mundo. Os governos ofereciam recompensas por lobos, e espalhavam armadilhas, envenenamento e mortes que levaram os animais à beira da obliteração. Apesar de certamente exagerado, esse medo não era totalmente sem mérito, visto que os lobos cinzentos são ápice predadores e podem representar perigos quando vivem perto de uma terra habitada por seres humanos.

Outras pessoas estão lendo

Gado e animais domésticos

O maior e mais abundante perigo que os lobos trazem é a caça e matança de gado e animais domésticos. Quando território do lobo estende-se para perto das terras ou habitação humana, as matilhas podem começar a praticar a caça dos animais menores que se encontram nessas áreas, tais como cães, gatos e animais de pequeno porte. Se tal se revelar uma fonte abundante de alimento, os lobos vão passar aos maiores, como bovinos e cavalos, tornando-se mais ousados no processo. Além da perda de animais, passar mais tempo nas áreas habitadas por humanos, fará com que os lobos percam a sua aversão natural do ser humano, levando a uma maior agressividade e eventuais ataques.

Perigos para os humanos

Os lobos são animais predadores, mas raramente veem os seres humanos como presas. De acordo com The Fear of Wolves: Uma revisão de ataques do lobo em seres humanos, no século 20, não houve um único ser humano na América do Norte, que foi morto por um deles. Mortes ocorrem em outras partes do mundo, geralmente em crianças e adultos menores, mas este comportamento não é instintivo da raça dos cinzentos e a revisão propõem que ataques fatais dessa natureza são uma técnica de caça aprendida e adotada por matilhas individuais. Os instintos de um lobo selvagem, até mesmo um agressivo, tendem a evitar que vejam seres humanos como presas. Podem aprender esse comportamento, no entanto, se não forem dissuadidos.

Causas

Na maioria dos casos, as matilhas se voltaram inteiramente a fauna nativa como sua principal fonte de alimentos. Porém, a escassez de animais nativos forçará os lobos a começar a busca por fontes alternativas de comida. O lixo facilmente acessível atrairá rapidamente os animais famintos. Na maior parte das vezes, quando os humanos são atacados, é porque o lobo perdeu seu medo natural dos homens. Quanto mais nos observam, menos nos temem. Também atacarão os humanos se estiverem acometidos pela raiva ou se provocados, encurralados em um covil, por exemplo.

Prevenção

Uma das maneiras de diminuir os perigos de lobos é manter sua exposição a humanos ao mínimo possível, para que mantenham seu medo e aborrecimento instintivos e naturais. Indivíduos que moram perto de uma matilha devem manter lixos e restos trancados ou então inacessíveis, bem como evitar que seus animais domésticos fiquem do lado de fora. E quando você se deparar com um deles na natureza, pode fazer com que os lobos se sintam dissuadidos de se aproximar de você, se evitar comportamentos típicos de um presa, como por exemplo, cambalear, se afastar ou fugir. Mexer os braços, fazer barulhos altos e mostrar confiança , tudo isso pode ajudar a manter o predador longe.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível