Quais são as reções químicas mais utilizadas em filmes de terror com baixo orçamento?

Escrito por andrew button | Traduzido por beatriz palma
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as reções químicas mais utilizadas em filmes de terror com baixo orçamento?
A reação química correta pode inspirar o terror (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Os filmes de terror com baixo orçamento são conhecidos pelo uso intenso de efeitos especiais baratos. Contratar uma equipe profissional de efeitos especiais é relativamente caro, de forma que, normalmente, quando o orçamento é limitado os efeitos são criados pela própria equipe de filmagem. Esses efeitos inovadores e pouco custosos frequentemente envolvem o uso de reações químicas, que são muito mais em conta do que gráficos em 3D.

Outras pessoas estão lendo

Pirotécnicas

Muitas vezes, o fogo é utilizado em filmes de terror de baixo orçamento. Um uso particularmente memorável do fogo pode ser visto em "Carrie, a Estranha", em que a personagem principal usa da telepatia para jogar objetos através do auditório de uma escola, fazendo com que o edifício pegar fogo. As reações pirotécnicas envolvem uma substância que funciona como combustível (normalmente, à base de carbono) e oxigênio. Um exemplo é a reação CH2 + O2 -> CO2 + H2O, que também pode ser dita como metileno e oxigênio (na presença de uma chama) se combinam para a formação de dióxido de carbono e água.

Maquiagem

A maquiagem também é frequentemente utilizada em filmes de terror com orçamento baixo para criar expressões faciais ou deformidades, além de outros sinais assustadores. Algumas reações químicas são utilizadas para criar a maquiagem utilizada nesses filmes. Muitas das deformidades faciais são criadas usando uma substância produzida quando o látex e a amônia são colocados juntos em um molde, fazendo com que uma espuma suba à superfície. Essa espuma lembra a pele humana, de uma forma estranha, e pode ser utilizada para dar uma aparência de algum crescimento subcutâneo.

Sangue

Filmes de terror costumam usar várias combinações de compostos químicos para chegar a uma substância parecida com sangue. A mistura mais barata que lembra o sangue pode ser feita com água, corante de alimentos e melado de milho. A reação química em questão é uma simples dissolução: não há reação em nível molecular, já que todos os componentes mantêm sua estrutura, mas acontece uma reação física em que é formada uma afinidade mais forte entre os compostos quando eles são misturados. O composto resultante é comumente utilizado em filmes de baixo orçamento por ser muito fácil de criar.

Produtos de cabelo

O cabelo bagunçado têm sido há anos um elemento muito presente em personagens de filmes de terror, especialmente o cientista maluco. Algumas reações químicas podem ser utilizadas em filmes com orçamentos limitados para fazer com que o cabelo dos atores fique mais crespo. A reação entre o ácido tioglicólico e os aminoácidos de cistina faz com que o cabelo humano fique enrolado, criando um visual "indomado" perfeito para o papel de um cientista maluco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível