Quais são as responsabilidades e deveres de um psicólogo infantil?

Escrito por rebecca herron | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as responsabilidades e deveres de um psicólogo infantil?
Psicólogos infantis devem manter cuidadosos registros dos pacientes (green files. image by Sorbotrol from Fotolia.com)

A psicologia infantil está presente no campo da psicologia do desenvolvimento e requer, no mínimo, um mestrado na área. Os psicólogos infantis podem trabalhar em ambientes escolares, no campo dos serviços sociais ou em práticas independentes. Sem importar o tipo de posição que um psicólogo infantil possua, há certos deveres e responsabilidades que se aplicam a todos os psicólogos infantis praticantes.

Outras pessoas estão lendo

Orientação

Um psicólogo infantil fornece orientação para as crianças com as quais ele trabalha, ajudando-as a aprender a lidar com diferentes situações, emoções e pessoas. Para que essa orientação seja eficaz, ele deve ser capaz de criar uma relação de confiança com a criança, permitindo-se, assim, fornecer a ela métodos de autocontrole, meios de lidar com o estresse ou a raiva e métodos para lidar com o medo ou a tristeza. O psicólogo deve, também, estabelecer um vínculo de confiança com a criança, de forma que ela se sinta segura para vir até ele quando precisar de ajuda.

Mediação

Um importante dever do psicólogo infantil é agir como mediador entre a criança e seus pais, professores ou colegas, dependendo da situação. Ele deve descobrir todas as questões que precisam ser abordadas e trabalhar com a criança e as partes envolvidas para alcançar uma solução agradável a todos. Isso requer que o psicólogo seja observador, paciente e capaz de fornecer soluções. É importante que ele controle o progresso de uma situação e seja capaz de fornecer soluções alternativas a um problema se as soluções anteriores revelarem-se infrutíferas.

Mantendo registros

Todos os psicólogos infantis devem manter e preservar registros de seu trabalho, seja aconselhando em um ambiente escolar, trabalhando com serviços sociais ou realizando uma prática independente. Esses registros podem variar de acordo com o tipo de trabalho sendo feito, mas devem fornecer informações precisas, bem como proteger os direitos e a confidencialidade da criança. A preservação de registros é importante porque permite ao psicólogo rever os casos, garantir que as medidas e procedimentos adequados foram tomados e auxiliar no acompanhamento de um caso.

Educação continuada

Os psicólogos infantis trabalham em um campo que está constantemente desenvolvendo novas teorias e práticas. Eles devem, portanto, estar bem informados e instruídos para oferecer os melhores tratamentos e conselhos possíveis. Isso também é importante para a manutenção de todas as licenças estaduais necessárias. A educação continuada pode incluir curso universitário, pesquisa, autoestudo ou simplesmente a leitura sobre os mais recentes desenvolvimentos no campo da psicologia infantil.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível