Quais são os riscos de cadeiras de rodas motorizadas?

Escrito por neal litherland | Traduzido por mariana korman
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os riscos de cadeiras de rodas motorizadas?
Cadeiras de rodas são úteis, mas precisam de precauções (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Muitas pessoas que sofrem de condições degenerativas, tiveram acidentes que os deixaram deficientes ou apenas devido aos percalços da idade, estão optando utilizar cadeira de rodas para ajudá-los a manter uma vida normal e ativa. Mesmo que essas máquinas sejam ferramentas valiosas como qualquer outra, elas precisam ser compreendidas para que se evitem riscos para o usuário e à cadeira.

Outras pessoas estão lendo

Condição pessoal

Um dos riscos de adquirir uma cadeira de rodas motorizada é escolher um modelo que não é adequado às necessidades do usuário. Por exemplo, alguém que tem pouco controle das mãos não deve ter uma cadeira com controles manuais. Muitas vezes esse tipo de erro traz apenas inconveniências, mas em casos extremos, uma má escolha pode trazer perigos ao corpo. No mesmo caso, alguém com fraqueza nas mãos ou espasmos incontroláveis pode acidentalmente ser conduzido à pista de trânsito, podendo machucar-se gravemente ou até morrer.

Tipos de cadeira de rodas motorizada

Outra consideração a ser levada em conta é o tipo de cadeira de rodas motorizada que a pessoa utiliza. Essas máquinas são configuradas para certos ambientes, como interiores ou exteriores. Utilizar cadeiras para espaços internos em espaços externos ou vice-versa pode causar a danos à cadeira, e possivelmente perigos ao usuário. Assim, é preciso cuidar para que se utilize a cadeira apenas no ambiente correto.

Subir escadas

Existem alguns modelos de cadeira de rodas elétrica que sobem escadas enquanto carregam um usuário. Mesmo sendo extremamente úteis, essas máquinas podem ser perigosas se funcionarem mal. É bom certificar-se de que a cadeira está funcionando perfeitamente e que funciona bem nas escadas do edifício onde será mais utilizada (normalmente, a casa do usuário). Essas cadeiras podem apresentar grande risco, pois se a pessoa cair presa à ela, pode sofrer um grande acidente.

Clima

Utilizar uma cadeira de rodas motorizada em clima severo é sempre uma má ideia. Mesmo que a maioria das pessoas jamais cogitaria andar em uma uma cadeira de rodas elétrica na chuva, alguns o fazem. É sempre bom checar as condições que cada cadeira aguenta, para que seus mecanismos sejam mantidos em perfeito funcionamento e certificar-se de que um possível incêndio não irá machucar o usuário.

Precauções gerais de segurança

Para evitar acidentes e perigos, existem algumas precauções de segurança que usuários de cadeiras de rodas motorizadas devem tomar. Primeiro, eles devem sempre ter uma forma de comunicação (a mais comum seria um celular) em caso de que algo aconteça e eles precisem de ajuda. Depois, eles devem sempre checar suas cadeiras antes de utilizá-las, para ter certeza que todas as partes estão funcionando. Enquanto estiverem usando suas cadeiras de rodas, os usuários também devem ter em mente que declives íngremes e obstáculos da estrada devem ser evitados para minimizar o risco de acidentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível