Quais os tipos de pássaros que constroem ninhos de lama e musgo?

Escrito por marlene affeld | Traduzido por carlos nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais os tipos de pássaros que constroem ninhos de lama e musgo?
Os chapins constroem seus ninhos de musgo e galhos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os pássaros constroem seus ninhos usando uma série de materiais. Galhos, musgo, lama, palha, pedras, folhas, penas, pelos de animais e grama são alguns exemplos. A escolha dos materiais para a construção do ninho dependem da espécie, localização e dos materiais disponíveis. Às vezes, um ninho que está sendo construído por uma espécie, é tomado por outra. Embora as andorinhas e os chapins construam seus ninhos com musco e lama, outras espécies de aves em todo o mundo também tem como material favorito a lama lisa. Os ninhos mais densos e duráveis muitas vezes são construídos de lama. Este é um material natural abundante e está disponível durante todo o ano.

Outras pessoas estão lendo

Ninhos copo

Os ninhos em forma de taça são normalmente construídos na forquilha de um galho. Nos Estados Unidos, muitas espécies de pássaros constroem ninhos nessa forma utilizando o musgo como material de construção primário. O chapin, o pica-pau cinzento pigmeu, o pica-pau ruivo, o papa-mosca de garganta cinza, o papa-mosca "great-crested", o "prothonotary", o "Becwick's wren" e o Carolina "wrens" normalmente incorporam musgo ao seus ninhos.

Na Australia o "willie-wagtail" (Rhipidura leucophrys), o "magpie-lark" (Grallina cyanoleuca), o "apostlebird" (Struthidae cinerea), e o "white-winged chough" (Corcorax melanorhamphos) constroem ninhos pequenos com lama. O "spotted morning warbler" (Chichladusa guttata), da África Oriental, também constrói delicados ninhos com lama.

Ninhos verticais

Encontrada em todos os continentes, exceto na Austrália, a andorinha-de-bando ou andorinha-de-pescoço-vermelho (Hirundo rustica) constrói seus ninhos em celeiros, pontes, edifícios e bueiros de estradas. Seus ninhos são feitos como colônias e elas caçam juntas como um rebanho. Os ninhos são construídos sobre uma superfície vertical, abaixo de um telhado inclinado. Estas aves constroem seus ninhos com lama, musco, palha, galhos e pelos de animais. A construção do ninho é uma atividade matinal. Elas se alimentam à tarde, deixando a lama secar antes de adicionar mais. Estes ninhos requerem mais de 1.200 bicos cheios de lama.

No México, os "cave swallows" ( Petrochelidon fulva) constroem ninhos de lama em grandes colônias. Os ninhos são geralmente localizados em cavernas ou em superfícies verticais dos penhascos. Assim como as andorinhas-de-bando (ou andorinha-de-pescoço-vermelho), as "cave swallows" capturam sua presa enquanto voam.

A Andorinha-de-dorso-acanelado (Petrochelidon pyrrhonota) constrói grandes grupos de ninhos de lama nas faces verticais dos penhascos.

Quais os tipos de pássaros que constroem ninhos de lama e musgo?
As Andorinha-de-bando constroem ninhos de lama em colônias (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ninhos complicados

Na América do sul, o João-teneném (Furnarius cristatus) e o João-de-barro (Furnarius rufus) constroem complicados ninhos com lama, normalmente assentados em troncos de árvores mortas. Com sua forma alongada e o tamanho aproximado de uma bola de futebol, estes ninhos complexos têm duas câmaras.

Ninhos montículos

O flamingo-pequeno (Phoeniconaias minor) e o flamingo-americano (Phoenicopterus ruber) constroem os ninhos em lagoas, pântanos ou lagos de lama. A fundação do ninho fica abaixo do nível da água. A lama é empilhada a medida que seca, então mais lama é adicionada até que o ninho fique de tamanho considerável, na proporção do tamanho de uma ave grande. Os ninhos são construídos como montículos sólidos e com uma depressão arredondada no centro.

Quais os tipos de pássaros que constroem ninhos de lama e musgo?
Os flamingos exibem uma plumagem brilhante e de tom laranja-rosado (Comstock/Comstock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível