Quais são os tratamento para fibromatose plantar ?

Escrito por serena brown | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os tratamento para fibromatose plantar ?
As solas dos pés podem desenvolver nódulos dolorosos, chamados fibromatose plantar

A fibromatose plantar ocorre quando há um supercrescimento fibroso de tecido conectivo, ou conjuntivo, resultando em tumores. Estes tumores são chamados de fibromas e normalmente não são cancerosos. Os pacientes com fibromatose plantar desenvolvem massas, ou nódulos, na superfície inferior de seus pés, as quais em geral são dolorosas. Esses nódulos não se curam por si mesmos e os pacientes devem procurar a atenção médica para tratar o problema.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas e causas

Os sintomas de fibromatose plantar incluem nódulos firmes e dolorosos. Esses nódulos são comprometidos por tecido fibrótico e excesso de colágeno e localizam-se no arco do pé, exatamente embaixo da pele. Eles podem ser dolorosos, especialmente ao andar ou ficar em pé. A fibromatose plantar não tem uma causa exata, mas suas causas em potencial são: trauma podal, diabetes, abuso de álcool e genética. A afecção também pode ser causada por medicamentos para pressão sanguínea elevada, anticonvulsivos e consumo de grandes quantidades de vitamina C.

Prevalência

A fibromatose plantar pode afetar qualquer pessoa de qualquer idade, mas é uma condição vista com mais frequência em pessoas de meia-idade e em idosos. Até 25% desses grupos têm fibromatose plantar, que também afeta os homens com uma frequência 10 vezes maior que as mulheres. As pessoas caucasianas ou cujos ancestrais originam-se do norte da Europa têm mais probabilidade de ser afetadas por fibromatose plantar que os outros grupos étnicos.

Tratamento inicial

O tratamento de fibromatose plantar envolve, inicialmente, o esforço de manter a pressão direta fora dos nódulos. Muitos pacientes só sentirão dor quando o nódulo for pressionado ou friccionado contra o sapato ou o chão. Médicos podólogos podem aconselhar os pacientes com fibromatose plantar a usar calçados com sola interna mole ou a adicionar um acolchoamento em seu interior, para que os nódulos repousem sobre a superfície amortecida.

Tratamento invasivo

Os tratamentos invasivos da fibromatose plantar reservam-se tipicamente aos casos graves da afecção. Um tratamento envolve a injeção de corticosteroides nos nódulos. Os pacientes também podem submeter-se à cirurgia, que é o tratamento mais invasivo da fibromatose plantar. Um procedimento cirúrgico envolve a remoção da fáscia plantar, que é o ligamento que corre ao longo da superfície inferior do pé. O tempo de recuperação desse último procedimento é mais longo e pode levar a outros problemas podais.

Tratamento não invasivo

O tratamento não invasivo de fibromatose plantar inclui exercícios de alongamento, fisioterapia, acolchoamento e órteses para sapatos, além de um medicamento chamado Verapamil Transdérmico. Este fármaco é um bloqueador do canal de cálcio, usado principalmente para reduzir a pressão sanguínea. Os médicos preferem usar essas opções de tratamento não invasivas devido ao alto índice de recorrência da fibromatose plantar após a cirurgia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível