Por que você não deve dar vacina contra raiva a uma cadela grávida

Cadelas prenhas devem receber vacina antirrábica depois de dar à luz

dog image by Mat Hayward from Fotolia.com

Os animais passam raiva, um vírus que ataca o sistema nervoso e cérebro dos mamíferos, através de arranhões ou mordidas de outro animal ou humano. A vacinação contra a raiva permite que o sistema imunológico do animal vacinado resista ao vírus e concede imunidade em 100% do tempo. Os veterinários recomendam que os donos dos cães abstenham-se de vacinar as cadelas grávidas, pois a vacina pode prejudicar a saúde dos filhotes que ainda nascerão.

Vacina antirrábica

A vacina antirrábica contém um vírus da raiva morto, o qual é relativamente seguro para a mãe e seus filhotes. Alguns cães experimentam reações alérgicas, incluindo respiração pesada, erupções cutâneas, inchaço ou vômitos. Esses cães devem receber atendimento veterinário imediatamente. Uma cadela prenha que tiver alergia a uma vacinação antirrábica pode passar um pouco desses perigos físicos para seus filhotes. Uma vez que o dono nem sempre sabe de antemão se o seu cão tem alergia à antirrábica, os veterinários recomendam que não se administre essa vacinação em cadelas grávidas.

Vacine antes ou após a gravidez

O período de gestação para cães abrange de 58 a 63 dias. Veterinários vacinarão a cadela antes de engravidar ou esperarão até após o nascimento dos filhotes para vacinar a mãe.

Cumprimento da lei

Há diversas campanhas municipais de vacinação contra a raiva em todo o país. E a vacinação antirrábica anual é obrigatória segundo leis municipais, sendo responsabilidade dos donos dos animais.

Criadores profissionais

Criadores profissionais tentam garantir que suas cadelas recebam vacinas contra a raiva antes de acasalar. Isso reduz a possibilidade de reações adversas da cadela à vacinação que afeta os filhotes durante a gravidez.

Como vacinar uma cadela grávida quando necessário

Se a cadela precisar receber uma vacina contra a raiva durante a gravidez, ela deve receber a medicação durante o segundo mês de gravidez para minimizar os efeitos adversos que isso pode ter sobre os filhotes.

eHow Brasil
×