Qual a quantidade de L-carnitina que eu devo tomar diariamente?

Escrito por rick rockwell | Traduzido por vanessa santos
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Qual a quantidade de L-carnitina que eu devo tomar diariamente?
A carnitina é uma substância que pode estar relacionada a perda de peso (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

A carnitina é o termo comum usado para a L-carnitina, L-acetil-carnitina e L-propionil-carnitina. Ela é um nutriente solúvel em água derivado de aminoácidos e ajuda principalmente o organismo a converter lipídeos em energia. A carnitina é produzida dentro do organismo e não é um nutriente essencial.

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Ingestão recomendada

Não há nenhuma recomendação governamental de ingestão da carnitina. Os seres humanos mais saudáveis criam carnitina dentro do organismo suficiente para as funções vitais. No entanto, há muitas dosagens sugeridas para diferentes condições de saúde. Para condições cardíacas, como a cardiopatia, angina e parada cardíaca, a ingestão recomendada é de 1,5 a 2 gramas por dia. Para outras condições de saúde, como hipertireoidismo, infertilidade masculina e síndrome de fadiga crônica, o consumo recomendado é de aproximadamente 2 a 4 gramas por dia.

Qual a quantidade de L-carnitina que eu devo tomar diariamente?
Não há nenhuma recomendação governamental de ingestão para a carnitina. No entanto, há várias sugestões de dosagens para diferentes condições de saúde (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Fontes

As fontes mais comuns de carnitina são as carnes vermelhas, peixes, aves e leite. Quanto mais vermelha a carne, maior é a quantidade de carnitina. Adultos que consomem carne diariamente podem obter 180 gramas de carnitina por dia, e ela pode também ser encontrada em suplementos dietéticos. As formas de suplemento mais comuns são as cápsulas, tabletes e pós.

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As fontes alimentares mais comuns de carnitina são as carnes vermelhas, aves e leite (Thomas Jackson/Lifesize/Getty Images)

Possíveis benefícios

A carnitina tem sido usada em tratamento para a AIDS, diabetes e câncer. Ela aumenta os níveis de energia em pacientes com câncer ou AIDS e melhoram a aceitação do organismo às injeções de insulina. Outros benefícios relatados são a melhoria da infertilidade masculina, o antienvelhecimento e aumento energético.

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Benefícios encontrados são a melhoria da infertilidade masculina, o anti-envelhecimento e aumento energético (Pixland/Pixland/Getty Images)

Perda de peso

A carnitina tem sido altamente comercializada como um suplemento para perda de peso. Muitos consumidores acreditam na sua capacidade de queimar gorduras. Infelizmente, não há nenhum estudo científico que comprove tal afirmação.

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A carnitina tem sido altamente comercializado como um suplemento para perda de peso (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Deficiências

As deficiências de carnitina são raras, já que o organismo geralmente produz quantidade suficiente. Geralmente, elas são provocadas por outras doenças, como o diabetes e a cirrose. Há alguns poucos distúrbios genéticos que podem causá-la também, como o cardiomiopatia, hipoglicemia e fraqueza muscular esquelética. Certos antibióticos podem causar deficiência de carnitina. Eles podem bloquear sua absorção ou aumentar a excreção.

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Certos antibióticos podem provocar deficiência de carnitina (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da carnitina geralmente ocorrem quando seu consumo ultrapassa 3 gramas por dia. Os mais comuns são vômito, diarreia, náusea e cólicas.

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Os efeitos colaterais mais comuns são náusea, vômito, diarreia e cólicas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Alertas

Antes de tomar qualquer suplemento de carnitina, consulte seu médico. Uma análise pode ser feita para verificar se essa suplementação é necessária.

Qual a quantidade de L-carnitina que eu devo tomar diariamente?
Antes de tomar qualquer suplemento de carnitina, consulte seu médico (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

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