Como são as quatro estações no Brasil

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como são as quatro estações no Brasil
As quatro estações são definidas pelo movimento de translação da Terra sobre o Sol (Nick White/Photodisc/Getty Images)

As estações do ano são definidas por padrões climáticos de acordo com a posição que o planeta está em relação ao sol. O movimento de translação que a Terra dá ao redor do sol dura um período de um ano e reflete as variações climáticas a que somos submetidos a cada 365 dias. Por isso, as estações variam de acordo com o hemisfério terrestre. O verão no Brasil é inverno nos Estados Unidos, po exemplo, já que o sol incide de forma diferente em cada porção da Terra. Conheça como é a primavera, o verão, o outono e o inverno em terras brasileiras!

Outras pessoas estão lendo

Verão

O ano no Brasil começa no auge do verão, já que em janeiro o sol incide diretamente sobre o hemisfério sul do globo terrestre. Por isso, essa estação do ano é marcada por temperaturas elevadas e dias longos. Trata-se do chamado solstício, momento no qual a inclinação do sol sobre a Terra faz com que os dias sejam maiores que as noites. Essa é uma das razões pelas quais nós adotamos o horário de verão. Ao adiantar o relógio em uma hora, valorizamos o aproveitamento da luz solar, o que contribui para a economia de energia. Com as temperaturas mais elevadas, é comum grande precipitação de chuvas em todo o território brasileiro.

Como são as quatro estações no Brasil
No verão, os dias são mais longos que as noites (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Outono

Nessa estação, que começa oficialmente no dia 20 de março no hemisfério sul, as noites tem a mesma duração que os dia. Graças ao afastamento da Terra em relação ao sol, menos radiação solar incide sobre nossa superfície. Dessa forma, o outono é marcado por mudanças bruscas de temperatura. Por ser uma estação de transição para o inverno, as plantas passam a reduzir o gasto de energia. Com menos luz do sol, elas produzem menos clorofila, elemento que permite absorção de gás carbônico na atmosfera, ficando mais amareladas e caindo dos galhos.

Como são as quatro estações no Brasil
No outono, as plantas economizam energia para se preparar para o inverno (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Inverno

A partir do dia 21 de junho no hemisfério sul, a Terra está no ponto mais distante em relação ao Sol. É chegado o inverno, estação na qual as noites são mais longas que os dias. O inverno é caracterizado pelas baixas temperaturas. Com menos luz solar sobre a Terra, muitas espécies animais migram para outros locais mais amenos, fugindo do frio extremo. A particularidade do território brasileiro faz com que o inverno seja mais rigoroso nos estados localizados ao sul do país. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul costumam registrar temperaturas negativas e até a ocorrência de neve em pontos de elevada altitude.

Como são as quatro estações no Brasil
Em algumas regiões do país chega a nevar durante o inverno (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Primavera

A última estação do ano no Brasil é a primavera, que começa no dia 23 de setembro em todo o hemisfério sul. Nessa estação, os dias e as noites possuem a mesma duração. É o chamado equinócio. Com o fim do inverno e o aumento da incidência de luz solar sobre a superfície, os vegetais reflorescem. É um período marcado pela volta a vida de plantas e flores que, depois de economizarem a energia para o rigor do inverno, voltam a crescer. A temperatura costuma ser bastante agradável, marcada pelo equilíbrio entre frio e calor em proporções balanceadas.

Como são as quatro estações no Brasil
A estação das flores é marcada por temperaturas amenas (Maria Teijeiro/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível