Razões para esterelidade híbrida

Escrito por vonnie chestnut | Traduzido por luigi bahia
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Razões para esterelidade híbrida
Animais híbridos já apresentaram descendentes férteis; então, o que causa a esterelidade? (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A razão para a esterilidade híbrida ainda não é compreendida por completo, mas alguns fatos foram relatados sobre o assunto. Tudo indica que a esterilidade é causada a partir do cromossomo X. Isto afeta a esterilidade masculina na maioria dos espécimes que têm a incapacidade de formar gametas funcionais. Este fato acontece devido a uma perturbação no desenvolvimento das células sexuais. A esterelidade híbrida é encontrada em animais e plantas. Pesquisas estão sendo realizadas em vários campos para determinar se os dois podem estar ligados.

Outras pessoas estão lendo

Híbridos

Criar dois animais de espécies ou subespécies muito próxima produzirá um híbrido. Por exemplo, a criação de uma égua com um burro resulta no híbrido conhecido como mula. A mula do sexo masculino é estéril e não será capaz de se reproduzir. A fêmea, na maioria dos casos, também será estéril e incapaz de se reproduzir.

Razões para esterelidade híbrida
As mulas são exemplos de animais híbridos

Efeitos

Em camundongos de diferentes subespécies, foi realizado um estudo pelo ransdisciplinary Research Integration Center em Tóquio, no Japão. Neste estudo, verificou-se que a cabeça do espermatozoide não foi corretamente formada e, portanto, era incapaz de penetrar o ovo a fim de realizar a fertilização. Esta malformação da cabeça do espermatozoide pode ser diretamente relacionada à incompatibilidade genética dos cromossomos sexuais.

Razões para esterelidade híbrida
Os espermatozoides híbridos podem ser defeituosos

Mitos

Há resultados que provam que, em algumas espécies, o primeiro filho de um cruzamento híbrido nascerá fértil. Os machos podem ter uma baixa contagem de espermatozoides, mas são considerados férteis. A esterilidade híbrida é constatada na cria desses híbridos férteis. Esta próxima geração tem a incapacidade para formar os gametas funcionais devido à constituição genética incompatível do híbrido duplo.

História

Os estudos sobre o motivo da esterilidade híbrida podem ser datados de antes de 1861. Darwin escreveu extensivamente sobre o tema do hibridismo. Em seus experimentos, Darwin usou plantas floridas para provar seus pontos de esterilidade híbrida. Pensava-se que a esterilidade vinha da própria planta: a fim de manter a linhagem pura, a planta não aceitaria a fertilização de outra planta que não fosse da mesma espécie. Caso isto fosse verdade, e sob certas circunstâncias, esta planta por fim se tornaria extinta.

Razões para esterelidade híbrida
Plantas também apresentam esterelidade híbrida

A conclusão de Darwin

Darwin acreditava que a vontade de viver era forte o suficiente em cada planta para fazer com estas lançassem mão de mecanismos sexuais de autoria própria para determinar seu sucesso reprodutivo. Embora a planta possa não ser receptiva à polinização cruzada de uma planta que resultaria na esterilidade, a mesma planta seria de fato receptiva à polinização cruzada de uma planta mais forte que -- embora pudesse alterar a configuração genética -- garantiria a sobrevivência da prole. Ao final deste estudo, a conclusão de Darwin era que a esterilidade híbrida surgiu por acaso total.

Razões para esterelidade híbrida
Darwin estudou a esterilidade híbrida extensivamente

Significância

Embora estudos ainda estejam sendo feitos sobre as razões para a esterilidade dos híbridos, é importante notar que Darwin pode ter chegado bem perto de acertar com sua pesquisa. Em 1988, uma mula fêmea e um jumento feminino (descendentes de um cavalo masculino e um burro fêmea) se provaram ambas férteis, e ambas tiveram filhos femininos. Ambos os potros mostram cromossomos híbridos únicos, não apenas diferentes dos pais, mas diferentes uns dos outros. Isto pode levar à prova de que a esterilidade híbrida talvez seja um processo seletivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível