Receitas científicas divertidas para fazer com crianças

Escrito por grace restivo | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Receitas científicas divertidas para fazer com crianças
As crianças podem aprender ciência cozinhando (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Projetos para crianças, os quais envolvem experimentos com comida, são uma forma divertida de introduzir a culinária e a exploração científica. As crianças de todas as idades, principalmente as que aprendem vendo, podem compreender os conceitos científicos e as reações químicas quando estiverem fazendo esse tipo de experimento. Muitos exigem ingredientes baratos e fáceis de encontrar, o que resultará em uma guloseima saborosa na conclusão do projeto.

Outras pessoas estão lendo

Bebida em erupção

Criar uma bebida em erupção demonstrará a reação química quando os ingredientes se misturarem. As crianças se divertirão muito enquanto assistem a um copo de refrigerante encher de repente e transbordar com bolhas e espuma. Para demonstrar, despeje um refrigerante diet de cola em um copo alto de vidro e depois coloque algumas balas Mentos dentro dele. A cobertura no doce fará com que as bolhas de monóxido de carbono do refrigerante se expandam, subam e espumem.

Sorvete caseiro

Ao fazer sorvete caseiro, uma criança pode aprender que as mudanças de temperatura podem alterar o estado líquido, sólido ou gasoso dos ingredientes. Para fazer essa receita, misture 1 xícara de leite, 1 colher de chá de açúcar e 1 colher de chá de baunilha em um saco plástico com lacre. Adicione gelo para encher uma lata de café até a metade e depois acrescente 1 colher de sopa de sal. Coloque o saco plástico dentro da lata de café e, em seguida, role-a para frente e para trás por aproximadamente 15 minutos. As crianças devem usar luvas enquanto rolam a lata, pois ela ficará extremamente fria ao toque.

Fruta gaseificada

Embora o gelo seco possa ser usado em muitos projetos de ciência, é preciso tomar precauções para evitar lesões. Os participantes devem usar luvas ao manusear esse ingrediente. Coloque fatias finas de frutas em uma tigela de plástico com pequenos pedaços de gelo seco e deixe-as descansar. O monóxido de carbono gasoso gaseificará a fruta em um curto espaço de tempo, mas não é seguro comer até que o gelo seco se aqueça, em cerca de uma hora.

Ponche americano

Essa receita envolvendo vários pesos líquidos criará uma bebida saborosa que as crianças adorarão enquanto aprendem um pouco sobre a ciência dos alimentos. Ao preparar o ponche, explique à criança que as bebidas que contêm mais açúcar são mais densas do que as que têm menos, resultando em um peso maior. Essa receita é melhor preparada em um copo grande ou uma tigela de ponche com uma massa congelada de cubo de gelo. Para preparar um ponche americano, despeje suco de oxicoco na tigela. Lentamente, adicione limonada que contenha menos açúcar do que o suco. Por último, acrescente um suco de cor azul que contenha menos açúcar do que a limonada. É essencial verter o líquido lentamente sobre o gelo e não sobre a outra camada de líquido para evitar que eles se misturem. O resultado será um ponche com três camadas coloridas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível