Como recitar o rosário e o terço para crianças

Escrito por audrey farley | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como recitar o rosário e o terço para crianças
A maioria das igrejas católicas distribui terços sem qualquer custo, para que cada criança possa ter o seu (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

O rosário é uma das mais importantes orações na tradição católica. Ainda que não seja recitado rotineiramente na missa, muitos católicos o rezam com frequência, alguns até diariamente. Envolva crianças na oração do rosário para que elas aprendam a entender a sagrada devoção e sua importância na vida espiritual de uma pessoa. Há várias maneiras de rezar o rosário com crianças e tornar a oração significativa e dinâmica para os membros mais jovens da fé.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    A cada dezena do terço, alterne os líderes que recitam o rosário. Uma única pessoa pode rezar todo o rosário, mas, quando ele é recitado por mais pessoas, normalmente há um líder e um seguidor. O líder começa a oração e o seguidor, ou grupo de seguidores, termina-a. Se você alternar esses líderes a cada dezena do rosário, as crianças participarão mais da oração. Esse método também as força a prestar atenção, pois precisam ficar esperando por sua vez.

  2. 2

    Cante o rosário. Uma das suas principais características é que se pode rezá-lo silenciosamente ou em voz alta, falando ou cantando. Cantar o rosário é tão devocional quanto rezar em voz alta e as crianças geralmente gostam de cantigas e música. Se tiver uma família ou uma classe de crianças, com as quais pretenda recitar o rosário regularmente, poderá adquirir uma gravação do rosário em música para que elas aprendam a melodia e o ritmo.

  3. 3

    Ensine os mistérios do rosário às crianças. O "Mistério Gozoso", o "Mistério Luminoso", o "Mistério Doloroso" e o "Mistério Glorioso", cada qual tem cinco cenas ou temas, que correspondem às cinco séries de dezenas do terço. Os mistérios contam a história de Jesus. Refletir sobre esses mistérios torna o rosário significativo e contemplativo e não apenas uma recitação de orações. Para ajudar as crianças a refletir sobre os mistérios, anuncie cada cena (i.e., "O Batismo do Senhor", a primeira cena dos "Mistérios Luminosos"), antes de iniciar cada dezena do terço, para que as crianças saibam sobre o que refletir. Você também pode dar cartões ou figuras com as cenas para ajudá-las na reflexão.

  4. 4

    Introduza às crianças o terço de sacrifício de Santa Teresa. Ele consiste de uma série de dez contas, que a santa levava no bolso para se lembrar de fazer pelo menos dez sacrifícios pelos outros ao longo do dia. Cada vez que se sacrifica por alguém ou faz uma boa ação, você avança uma conta na série de dez. Esse tipo de terço é fácil de ser levado no bolso, pois não ocupa muito espaço. As crianças podem ainda usá-lo para recitar algumas dezenas do rosário, porque cada dezena de contas também consiste de dez orações (aves-marias).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível