×
Loading ...

Como reconhecer os sinais de um relacionamento controlador e encontrar soluções

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma relacionamento com alguém controlador é geralmente abusivo. Quando alguém tenta manter controle sobre o outro de forma significativa, ele ou ela fazem isso com uma variedade de armas. Algumas delas são a culpa, isolamento, insultos e o controle. O controle é uma forma de abuso que pode, e de fato, muitas vezes termina em violência física. Por isso é importante que o indivíduo que se relaciona com alguém controlador procure por ajuda.

Instruções

O comportamento controlador pode se tornar violência física (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Procure pelos ataques a sua imagem pessoal. Um parceiro controlador irá insultar, diminuir e humilhar você, seja quando estiverem sozinhos ou na presença de outros. A pessoa pode discordar das suas opiniões dizendo que elas parecem estúpidas, que a sua aparência não é satisfatória e que seus esforços são insignificantes. Destruir sua autoestima é uma forma de justificar outros comportamentos indesejados. Em outras palavras, uma vez que você começar a se sentir estúpido, você estará aceitando aquilo que tentam colocar na sua cabeça.

    Loading...
  2. Procure pela culpa constante. Nada é sempre culpa de um ou de outro. Os insultos do parceiro e os abusos são instigados por você. O controlador irá culpá-lo pela sua raiva durante a ocorrência de pequenos eventos que sejam causados por você ou por ele. Quando o seu parceiro trai você, por exemplo, é por causa de alguma deficiência que você possui ou porque você não tem oferecido amor o suficiente. Qualquer que seja a causa, um controlador irá aceitar a responsabilidade por absolutamente nada.

  3. Procure por sinais de paranoia. Um parceiro controlador irá manter-se próximo de você e insistir que você se comunique frequentemente. Essa pessoa irá querer conferir o que você está fazendo. Interações simples entre você e um membro do sexo oposto pode resultar em insultos e interrogações. Quase tudo - desde ligações perdidas, o tipo de música que você ouve e o tipo de roupa que usa - podem ser motivos de preocupação. Qualquer coisa pode desencadear a paranoia de um controlador.

  4. Procure por sinais de abuso financeiro. Um parceiro controlador irá dar ao seu companheiro uma mesada, recusando acesso aos cartões de créditos e contas no banco. Algumas vezes o parceiro controlador irá controlar a comida, cuidados médicos e segurança para punir e manter o controle.

  5. Procure por sinais de comportamento violento. A violência é uma forma de controle e as pessoas controladores estão muito mais propensas a utilizá-la. Um parceiro pode ameaçar te machucar, além de ameaçar seus parentes e amigos, tudo para manter o controle.

  6. Insistam em procurar ajuda se você não quiser deixar o relacionamento. Tenha em mente que o seu parceiro deve se arrepender das implicações do que de certa forma o culpa pelos danos ao relacionamento, ou de outra forma, resista. Se o seu parceiro não concordar com o aconselhamento, use a oportunidade para explorar maneiras de se comunicar de forma mais eficaz, expressando raiva e frustração, até que exista confiança entre os dois.

  7. Não aceite nenhum tipo de abuso. Informe o seu parceiro de que o comportamento abusivo não será tolerado.

  8. Considere terminar o relacionamento. Como regra, os abusadores são relutantes em admitirem ocupar esse papel. Esse fato faz com que eles sejam resistentes a mudança. É comum que pela sua segurança e sanidade, se você for vítima de abuso, você deva abandonar o relacionamento.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...