Como redigir um memorando interno

Escrito por sophie johnson | Traduzido por francisco bernardes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como redigir um memorando interno
Memorandos são mensagens internas com linhas de assunto. (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Memos - abreviação de memorandos - são quase o mesmo que cartas. A principal diferença entre eles é que as cartas transmitem informações para pessoas de fora de uma organização, enquanto os memos geralmente são escritos para as pessoas de dentro. Outra diferença entre cartas e memorandos é o formato. A carta usa uma saudação ("Prezada Senhora") e um encerramento ("Sinceramente"), um memorando não. Um memorando contém sempre uma linha de assunto. Eles podem ser formais ou informais, dependendo de quem vai lê-los.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Lápis ou Caneta
  • Papel
  • Computador
  • Aplicativo de processamento de texto
  • Papel Ofício para Impressora
  • Impressora

Lista completaMinimizar

Instruções

    Planejar Conteúdo

  1. 1

    Liste os pontos que você precisa cobrir no memorando e escreva as informaçoes necessárias para suprir esses pontos. Inclua informações gerais necessárias para dar um contexto ao assunto.

  2. 2

    Ordene a informação. Se o tópico é complexo, desconfortável ou controverso, o contexto provavelmente deverá vir primeiro. Caso contrário, comece com a ideia principal.

  3. 3

    Certifique-se de não ter deixado de fora informações de principais ou secundárias.

  4. 4

    Reúna documentos que você precisará ter como referência enquanto escreve seu memorando.

    Formate o memorando

  1. 1

    Verifique se sua empresa tem um formato preferido para memorandos. Algumas empresas ainda têm formulários de memorando pré-impressos. Use o formato preferido ou pré-impresso se houver um disponível.

  2. 2

    Defina as margens, deixando um espaço de pelo menos 3,81 cm na parte superior e inferior e um de 2,54 cm de cada lado. O conteúdo do memorando deve ser centralizado na página. Se o memo for muito curto, as margens superior e lateral devem ser aumentadas.

  3. 3

    Configure o estilo do documento no processador de texto para um formato em bloco: alinhado à esquerda, espaçamento simples, com um espaço entre os parágrafos.

    Crie um título

  1. 1

    Digite no título componentes para iniciar o memorando, um componente por linha com espaçamento simples. Cada componente deverá ser seguido por dois pontos. Por exemplo: Data: Para: De: Assunto:

  2. 2

    Preencha as informações do assunto usando um estilo de título. Ou seja, as palavras do assunto todos devem ser iniciadas com letras maiúsculas, exceto artigos, preposições e conjunções com menos de quatro letras, a menos que comecem ou terminem o título. Seja específico no assunto.

  3. 3

    Preencha as linhas "Data", "Para" e "De", alinhando a primeira palavra cada linha com a primeira palavra da linha de assunto. A data deverá ser escrita com o més por extenso - 4 de Julho de 2020, por exemplo. Use nomes completos nas linhas "De" e "Para".

  4. 4

    Crie um título na segunda página e nas subsequentes se o memorando for maior que uma página. Se for para vários destinatários, use uma forma abreviada da linha de assunto, espaço simples e inclua a data, e então espaço simples de novo e inclua o número da página. Se for pra uma pessoa só, será possível utilizar uma forma alternativa, listando o nome do leitor, número da página e data em uma única linha, com o nome alinhado à direita, o número centralizado e a data alinhada à esquerda.

    Escreva o corpo

  1. 1

    Caso o leitor precise de um contexto, escreva um parágrafo introdutório. Este parágrafo aborda o tema, relaciona o problema que será tratado no memorando e / ou relembra o leitor de comunicados anteriores sobre o tema.

  2. 2

    Informe a ideia principal do memorando. Esta será a linha de abertura se você não tiver escrito um parágrafo introdutório. Aqui você anuncia uma política, solução, decisão, recomendação, descoberta ou evento. Se não houver introdução, forneça um breve contexto, por exemplo, "Como discutimos anteriormente ..." ou "Como a cafeteria tem registrado longas filas ..."

  3. 3

    Forneça quaisquer informações necessárias para explicar, apoiar ou transmitir plenamente a informação que o leitor precisa para entender ao assunto.

    Finalização

  1. 1

    Forneça anotações na parte inferior, como um "cc:" se estiver enviando uma cópia do memorando para alguém além da pessoa listada no título.

  2. 2

    Edite o memorando. Verifique se a ortografia e a gramática estão corretas, se as idéias foram bem desenvolvidas e se o leitor entenderá bem as informações.

  3. 3

    Imprima o memorando e coloque suas iniciais. Algumas organizações preferem as iniciais escritas ao lado da linha "De" no cabeçalho. Outras preferem as iniciais na parte inferior. Verifique a política da empresa.

Dicas & Advertências

  • Se for escrever um memorando para um superior ou subordinado, várias pessoas ou para informar aos outros sobre temas polêmicos ou controversos, mantenha o tom profissional e formal.
  • Faça sempre memorandos concisos, claros e fáceis de se ler.
  • Ao escrever, lembre-se que memos não são mais os comunicados provisórios que já foram. O conteúdo provavelmente permanecerá por tempo indeterminado, mantidos em arquivo como um registro de atividade da empresa e como histórico. Então escreva tendo isso em mente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível