Qual a relação entre esportes e a física?

Escrito por sam grover | Traduzido por maria renata c. m. siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a relação entre esportes e a física?
Força e atletismo estão intimamente ligados à física (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Um aspecto pouco considerado dos esportes é a sua relação com a física. Entretanto, a realidade é que os esportes e a física estão intimamente conectados. Isso acontece porque todos os esportes dependem da habilidade do atleta de exercer força. Seja o impulso inicial para a corrida, ou conseguir dar um soco para knockout ou bater a bola de beisebol com um taco, o atleta tem que usar a força. A força é um dos principais pontos no estudo da física, então essa relação é simbiótica.

Outras pessoas estão lendo

Momentum

O momentum de um objeto é produto de sua massa e velocidade. Quanto maior e mais rápido for, mais momentum você pode realizar; uma bola de papel precisa se mover muito mais rápido do que uma bola de beisebol para que gerem a mesma quantidade de momentum. A relação entre os esportes e essa classificação é que o momentum nunca vai a lugar nenhum, só é transferido. Então, quando você chuta uma bola de futebol, você está transferindo energia para a bola. Quanto mais rápido você movimentar seu pé ou quanto mais pesado seu pé for (ou ambos), mais longe a bola irá, graças ao momentum gerado por você.

Aerodinâmica

A aerodinâmica é um termo físico que descreve a habilidade de um objeto de superar a resistência do ar. Uma bola de futebol, por exemplo, combate melhor a resistência do ar do que uma bola de beisebol se jogada corretamente - a bola de futebol corta do ar ao invés de colidir com ele. A relação entre a aerodinâmica e a velocidade significa que tem uma relação com quase todos os esportes. Correndo de uma forma correta, por exemplo, permite uma boa aerodinâmica se você posicionar seu corpo corretamente. Isso permitirá que você corra mais rápido do que alguém com um nível igual ou melhor de aptidão mas que não tem a maneira correta de correr.

Força

A força é similar ao momentum, porém é o produto da massa com a aceleração e não da massa com a velocidade. Então, um jogador de futebol que pesa 135 kilos e é capaz de produzir uma grande quantidade de aceleração será capaz de produzir mais força do que um jogador que pesa a mesma quantidade mas não pode acelerar tão rapidamente. Isso ilustra a relação entre músculo e gordura. Se alguém pesa 150 kilos dos quais 45 são compostos por gordura, ele então não será capaz de produzir a mesma força de alguém que pesa 110 kilos com 3 kilos de gordura. Isso acontece pois a aceleração é feita pelo músculo, e não pela gordura; a gordura fornece apenas metade da equação.

Fricção

Um princípio importante da física é o fato de que um objeto não parará até que algo o pare. A fricção desenvolve um papel importante em parar objetos pois cria uma resistência constante nos objetos, como bolas rolando no campo, pessoas correndo em terrenos e patinação no gelo. Em todos os esportes, a fricção representa a força de parada que necessita ser superada, quanto melhor superada a força, melhor as suas chances de sucesso no esporte.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível