Mais
×

Remédios para inflamação das articulações do joelho

Atualizado em 17 abril, 2017

Uma inflamação da articulação do joelho pode ser causada por uma série de etiologias, tais como bursite, tendinite, artrite, hiperextensão e lesões ligamentares. As pessoas que praticam esportes ou levantam pesos podem ser propensos à essa condição, da mesma forma que os idosos mais ativos. Aqueles que estão acima do peso também possuem maior chance de ser acometido por essa patologia. A menos que haja grandes danos estruturais, a terapia de recuperação costuma incluir repouso, imobilização, gelo, calor, medicação e exercícios.

Procure um médico para ser melhor aconselhado sobre como tratar seu problema de joelho (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

Sobre inflamação do joelho, descanso e imobilização

Seu joelho sofre muitos abusos ao longo dos anos, uma vez que suporta o seu peso enquanto anda, sobe escadas ou corre. De acordo com o artigo "Dor no joelho", feito pela equipe do site "Mayoclinic.com", condições como bursite e tendinite causam inflamação nos tendões, enquanto alguns tipos de artrite e condromalacia (amolecimento da cartilagem sob a rótula) afetam a cartilagem. Essas condições e lesões ligamentares podem causar edema, inflamação e dor. Se tiver algum desses sintomas, você precisa descansar o joelho durante alguns dias e não ficar de pé. Se realmente precisar se locomover, use uma joelheira ou muleta, podendo assim evitar que o quadro inflamatório piore e que haja mais prejuízos ao seu joelho. Além disso, enquanto estiver em repouso, sustente o joelho com um travesseiro para ajudar a reduzir a inflamação e a dor.

Gelo, calor e medicação

Durante as primeiras 48 a 72 horas utilize gelo, pois ele reduz o inchaço e a dor, limitando o fluxo de sangue e de fluidos linfáticos para o seu joelho (vasoconstrição). Use uma bolsa de gelo ou enrole algumas pedras em uma toalha, prendendo ou amarrando-a em torno do seu joelho, deixando-a no local por 15 a 20 minutos. Faça isso a cada três ou quatro horas enquanto estiver acordado. Depois de alguns dias, quando a inflamação diminuir, comece a utilizar uma bolsa de aquecimento em vez de gelo. Nessa fase, o calor pode intensificar o fluxo de sangue para os tecidos da região, fornecendo oxigênio e nutrientes que são essenciais para o processo de cura. Você também deve tomar um medicamento anti-inflamatório, como o ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve), imediatamente após apresentar qualquer inflamação ou dor no local. Continue fazendo uso dessas medicações até os sintomas desaparecerem.

Exercícios

Quando a inflamação estiver finalmente sob controle, comece a realizar alguns exercícios de alongamento básicos. Eles aumentarão o fluxo sanguíneo para os tecidos do joelho e aumentarão a flexibilidade e a mobilidade do local. Além disso, é indicado alongar tanto o seu quadríceps (músculo frontal da coxa) e os isquiotibiais, para a recuperação da maioria dos problemas de joelho. Para alongar o quadríceps, se apoie com a mão oposta à perna em uma parede e puxe seu tornozelo na direção dos glúteos durante 15 a 30 segundos. Repita esse exercício várias vezes. Para o tendão, posicione a posterior da perna machucada para trás e a outra para frente, inclinando-se para frente e dobrando o joelho. Ao mesmo tempo, estenda a perna de trás e alongue o tendão durante cerca de um minuto e meio. Quando seu joelho puder lidar com alguma resistência, é aconselhável fazer agachamentos e até mesmo subir escadas para desenvolver força na região lesada.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article