Remédios para inflamação nas juntas

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por claudio silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Inflamações dolorosas nas juntas, em sua forma mais grave, pode deixar a pessoa inválida. Há vários tipos de inflamação nas juntas, como a artrite e a tendinite. Ela afeta principalmente os dedos, pulso, vértebras da coluna, joelho, cotovelo, quadril e ombros. Seu tratamento inclui repouso, gelo, calor, remédios de uso tópico e até mesmo exercícios.

Outras pessoas estão lendo

Repouso, gelo e calor

O indivíduo com inflamação no joelho ou em outras partes deve repousar por algum tempo para evitar o agravamento da doença. Durante essa interrupção da atividades física e, em particular, da laboral, deve se usar gelo nas primeiras 48 horas após o início da dor. Ele provoca a vasoconstrição (o estreitamento dos vasos sanguíneos), que diminui a inflamação e a dor ao reduzir o fluxo de sangue e linfa no local afetado. Pressione sobre a junta dolorida um saco de gelo, um pacote de vegetais congelados ou uma bolsa térmica em intervalos de 20 minutos durante todo o dia. Elevar a área afetada acima do nível do coração também pode aliviar a dor e o inchaço. Assim que desinchar, aplique calor (com uma almofada térmica por exemplo) para proporcionar o retorno do fluxo sanguíneo.

Medicamentos e suplementos

Visto que a inflamação na junta sempre causa dor em algum grau, o uso de remédios anti-inflamatórios como o naproxeno e o ibuprofeno ajudam a aliviá-las. Esses medicamentos são inibidores da enzima Cox-2 que juntamente com as prostaglandinas (elementos químicos conhecidos como substância P), são a resposta inflamatória natural do corpo à fricção ou lesão da junta. Remédios de uso tópico como o bálsamo Bengué também proporcionam alívio temporário. Também é possível utilizar suplementos de glucosamina e condroitina para tratar a inflamação, acredita-se que essas substâncias propiciam o crescimento da cartilagem e a melhora da inflamação. Nos casos mais graves, o médico pode prescrever injeções de esteroides ou cortisona na junta. O medicamento Celebrex é frequentemente receitado para tratar essa doença.

Exercício

O repouso é importante no início, mas o exercício ajuda a manter a flexibilidade nas juntas inflamadas. Ele também promove o fluxo de sangue na junta inflamada, trazendo oxigênio e nutrientes, o que ajuda na cura. Se tiver dor nas juntas dos dedos, tente tocar seu polegar com os outros quatro dedos durante o dia. Também mova-os em diversas direções. Movimentos rotatórios dos ombros aliviam não só a inflamação nas suas juntas como também no pescoço. Quando o problema se localiza nas vértebras lombares, tente puxar uma ou ambas as pernas em direção ao peito, ou pressione as costas no chão com os joelhos apoiados. Assim que melhorar a mobilidade, faça treinos de baixa resistência com pesos (ou sem eles, como o agachamento por exemplo) para aumentar o fluxo de sangue na área. Caminhada, ciclismo e exercícios cardiovasculares também são tratamentos eficazes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível