×
Loading ...

Como reparar um concreto descascando

Atualizado em 17 abril, 2017

Superfícies de concreto podem descascar, se mal projetadas. Sob pressões extremas -- como o congelamento intenso ou calor extremo -- o excesso de água começa a soltar o concreto e formar manchas descoloradas na camada superior. Além disso, os produtos químicos do cotidiano, como sal de degelo, podem comprometer a integridade de acabamentos fracos. Uma pessoa pode reparar um revestimento de concreto descascando por si mesma.

Instruções

Uma pessoa pode reparar um revestimento de concreto descascando por si mesma (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Retire a camada superior de concreto. Esse é um processo difícil para o qual você provavelmente deve contratar um selador profissional.

    Loading...
  2. Limpe sais de degelo e outros produtos químicos da superfície. Eles podem deformar o concreto desprotegido e agravar os problemas de descamação.

  3. Remova todas as partículas soltas com uma lavadora de alta pressão. Isso requer uma mangueira poderosa que possa atirar a água a uma velocidade elevada. Considere a compra de um acessório pressurizado para sua mangueira de jardim, depois esfregue da superfície os flocos e lascas soltos.

  4. Recapeie a área restante até que você tenha uma superfície plana. Para fazer isso, você precisará de um saco de cimento Portland, areia e água. Mexa a mistura de concreto, conforme indicado na parte de trás do saco de cimento. Em seguida, preencha as áreas soltas usando uma espátula de concreto até que a superfície fique totalmente plana.

  5. Cubra a área com uma nova cobertura. Isso envolve preencher o espaço restante com cimento até que a superfície fique paralela com o concreto circundante. Use a espátula da etapa anterior para suavizar a sobreposição.

  6. Cubra com uma camada de tinta de cimento. Esse passo é opcional e só é necessário se o concreto circundante for de uma cor diferente da nova área. Nesse caso, compre a tinta em uma loja de ferragens e aplique-a na nova superfície, enquanto a mistura de concreto ainda estiver úmida.

  7. Para uma proteção extra, aplique um selador penetrante na superfície. Um bom selador, embora não possa evitar que uma superfície fraca descasque eventualmente, irá fortalecê-la o suficiente para conservá-la por um longo tempo. Isso pode lhe dar mais alguns meses (ou anos) antes de precisar fazer um novo acabamento.

  8. Compre um composto para preencher todas as rachaduras que se formarem. Se a sua nova camada secar muito rapidamente, pode tensionar a superfície e deixar rachaduras e ondulações feias. Se isso acontecer, coloque o composto nas rachaduras e alise-o com sua espátula. Você também precisará aplicar novamente o selador depois que o composto estiver completamente seco.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...