Instruções para rejuntar pedras de pátio externo

Escrito por jack sterling | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instruções para rejuntar pedras de pátio externo
Aprenda a rejuntar as pedras de seu pátio (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

O processo e as técnicas envolvidas para rejuntar pedras ao ar livre são idênticas às aplicadas em azulejos ou pedras de interior. Porém, os azulejos precisam ser preparados adequadamente e a massa de rejunte deve ser diferente. Para fazer essa tarefa, você precisará de massa de rejunte, água, uma talocha, uma esponja para espalhar a massa e dois baldes de 20 litros. Para preservar a aparência e a durabilidade da argamassa, você deve aplicá-la no azulejo instalado corretamente em um contrapiso, como por exemplo, em cimento ou madeira compensada e colada com um tipo de cola apropriado.

Outras pessoas estão lendo

Escolhendo a argamassa

Para ambientes externos, você deve usar uma massa de rejunte arenosa e de resina epóxi, pois suas propriedades e durabilidade são capazes de lidar com uma paisagem externa. O rejunte com resina é mais resistente à umidade e podeenfrentar melhor as variações de temperatura. O rejunte arenoso inclui -- como o próprio nome indica -- areia, elemento que adiciona força à massa. Ela permite criar uma ligação forte nas juntas e nas falhas que a maioria das superfícies do pátio têm. Os rejuntes arenosos à base de epóxi estão disponíveis em diversas cores combinando com o tom da pedra.

Preparando o azulejo

Muitos tipos de pedra próprios para ambientes externos contêm materiais porosos como a ardósia, o mármore, a terracota e o calcário. Primeiro, esses azulejos devem ser vedados com um selante penetrante antes de aplicar o rejunte. Se não o fizer, o azulejo ficará com um efeito de neblina que advém da massa que segura a pedra. Antes de aplicá-la e selar a pedra, a área deve ser varrida, ficando livre de quaisquer detritos.

Preparando a massa de rejunte

A quantidade de água necessária para misturar o rejunte está determinada na sua embalagem e pode variar conforme o fabricante. Ao misturar o rejunte, não se deve adicionar a água de uma vez, mas começar despejando cerca de metade e ir adicionando o resto aos poucos. Pode-se misturá-lo usando uma pá ou um a furadeira com um anexo misturador.

Rejuntando o pátio

O rejunte é feito em pequenos espaços com poucos metros quadrados. Deve-se começar o mais longe possível de qualquer porta a que você queira ter acesso para que não fique do lado de fora do cômodo. Com a talocha acolchoada, reitre uma porção de massa do tamanho de um copo e aplique-a na superfície. Com a talocha em um ângulo de 30 graus, arraste a massa por toda a superfície, na diagonal em relação às juntas do azulejo. Ela deve ser espalhada uniformemente, procurando quaisquer lacunas no seu revestimento. Após essa aplicação, chega o momento de limpar toda a superfície. Usando uma esponja molhada, limpe-a em movimentos circulares, na diagonal em relação às juntas do azulejo. Lave a esponja com frequência. Após a limpeza da superfície dos azulejos, use-a ao longo das juntas, de maneira que a massa se espalhe e impregne nelas. Repita esse processo em todo o piso.

Não pise o chão por pelo menos 24 horas após o rejuntamento. Depois de a massa ter secado, você verá o azulejo nebuloso. Se ao limpar o chão, você não for capaz de remover esse efeito, é porque provavelmente ele ficou com restos de massa ou cola à sua superfície. Isso é causado pela limpeza inadequada feita com a esponja. Existem produtos removedores de rejunte que limpam toda a superfície.

Selando o pátio

Uma vez que a massa é aplicada no exterior e exposta a variações de temperatura, ela deverá ser vedada. Se você não selar o rejunte, líquidos e outros solos podem manchá-lo com o tempo. Selantes estão disponíveis na maioria das lojas de construção e de cerâmica. É fácil aplicá-los com um pincel de espuma. O selante deve ser aplicado uma vez por ano.

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível