Mais
×

Como reproduzir desenhos utilizando papel milimetrado e coordenadas

Atualizado em 17 abril, 2017

É difícil ensinar aos alunos a usar um papel milimetrado apenas mostrando como encontrar coordenadas e traçá-las nos eixos X e Y. Em vez disso, crie uma atividade específica para tornar a tarefa divertida. Peça que reproduzam um desenho usando valores de X e Y. Isso será agradável e educativo, ensinando o funcionamento das coordenadas em um papel milimetrado.

Instruções

Ensinar aos alunos a reproduzirem um desenho utilizando coordenadas é divertido e educativo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Encontre na internet um desenho simples que seus alunos serão capazes de reproduzir com uma série de pontos. Uma boa escolha inicial seria um animal. Imprima a imagem e coloque-a debaixo de um pedaço transparente de papel milimetrado.

  2. Crie um plano coordenado no papel usando um eixo X e um eixo Y. Marque pelo menos 20 pontos no papel milimetrado sobre o contorno da imagem. Os pontos escolhidos ao longo do desenho deverão permitir que os alunos sejam capazes de facilmente criar uma reprodução da imagem depois de traçarem todas as coordenadas.

  3. Encontre as coordenadas de cada um dos pontos marcados no papel e anote-as usando os valores de X e Y. Anote os conjuntos de coordenadas fora de ordem para que os alunos tenham que traçá-las todas antes que o desenho possa ser identificado.

  4. Em um pedaço de papel milimetrado, desenhe os eixos e a escala que você utilizou para criar o desenho. Faça cópias para cada aluno e também faça cópias da folha com as coordenadas X e Y. Distribua as folhas para os alunos e deixe-os tentar resolver o problema.

Dicas

  • Depois de reproduzir um desenho simples, repita o mesmo processo com um mais complicado.

O que você precisa

  • Papel milimetrado transparente
  • Desenho
  • Papel milimetrado
  • Marcador
  • Lápis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article