O que é um resistor dependente de luz?

Escrito por ezmeralda lee | Traduzido por allan magalhães
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um resistor dependente de luz?
Os resistores dependentes de luz são usados para alterar o brilho de uma luz ou ativá-la, de acordo com mudanças na luminosidade do ambiente (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Um resistor dependente de luz é um semicondutor pequeno e redondo. Eles são usados para alterar o brilho de uma luz ou ativá-la, de acordo com mudanças na luminosidade do ambiente. Um dos usos mais comuns para os resistores dependentes de luz são em semáforos. Esse resistor controla um aquecedor dentro do semáforo e faz com que ele recarregue durante a noite para que a luz nunca desligue. Também é comum encontrar esses resistores em detectores de infravermelho, relógios e alarmes de segurança.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Os resistores dependentes de luz possuem a forma de uma moeda. Eles são geralmente pequenos, mas podem ser de vários tamanhos. Também são conhecidos como fotocondutores, foto-resistores ou LDR. Existem linhas pretas em um dos lados do resistor. A cor dele é geralmente dourada. Normalmente, outros componentes eletrônicos são conectados a ele através de soldagens nos seus terminais.

Função

O objetivo principal de um resistor dependente de luz é alterar o brilho de uma luz de acordo com as condições climáticas. Isso pode ser facilmente explicado usando um relógio. Alguns deles começam a brilhar no escuro, permitindo que as horas sejam vistas sem a necessidade de pressionar botões. É o resistor como esse que permite que o relógio saiba quando ficou escuro. Com isso, a emissão de luz é alterada naquele momento. Os semáforos também usam esse princípio, a luz deles precisa ser mais brilhante durante o dia.

Considerações

Os resistores dependentes de luz se tornaram muito úteis ao mundo. Sem eles, as luzes ficariam acesas o tempo inteiro, ou precisariam ser ajustadas manualmente. Esse resistor economiza tempo e dinheiro em qualquer aplicação que precise de alterações na luminosidade. Outro recurso é que ele pode ser programado para ser ativado por movimentos. Esse recurso extremamente útil é usado por muitos sistemas de segurança. Seria mais difícil fazê-los sem esses resistores.

Visão do especialista

É possível colocar um resistor dependente de luz em um circuito de luz já existente. Existem muitos diagramas elétricos que explicam como instalar um. Normalmente, um resistor como esse é indicado nesses diagramas por duas setas para baixo apontando para um retângulo. Isso indica o local do resistor no circuito para que ele funcione corretamente. Contudo, apenas um eletricista deve montar um circuito.

Benefícios

Existem muitos benefícios em utilizar um resistor dependente de luz. Eles permitem que menos energia seja utilizada em vários tipos de luz, além de permitir que elas durem muito mais. Esses resistores podem ser ativados de várias maneiras, sendo muito úteis para luzes ativadas por movimento e sistemas de segurança. Eles também são úteis em relógios e carros, fazendo com que as luzes se acendam automaticamente ao anoitecer.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível